O Alentejo continua a afirmar-se como um dos destinos preferidos dos portugueses para férias de curta duração, destacando-se pela tranquilidade, riqueza gastronómica, vinhos de qualidade e paisagens diversificadas que vão do litoral atlântico às praias fluviais do Alqueva. Esta tendência tem-se consolidado ao longo dos últimos anos e confirma o crescente interesse do mercado interno por experiências mais autênticas e sustentáveis.
Em entrevista à SIC, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, sublinhou a singularidade da região.
Além do litoral, Santos destacou o dinamismo do interior, particularmente das praias fluviais que têm atraído cada vez mais visitantes aos concelhos de Moura, Alqueva, Amieira, Portel, Beja, Mértola, Reguengos de Monsaraz e Cuba, e reforçou ainda o papel central de Évora
Os números confirmam a popularidade crescente do Alentejo. Em 2024, a região registou 3,25 milhões de dormidas, o melhor resultado de sempre, com um crescimento de 4,2 % face ao ano anterior. O aumento traduziu-se também em 277 milhões de euros de proveitos, um acréscimo de 12 %, reforçando o posicionamento do destino como opção de qualidade no turismo nacional.
A distribuição territorial revela o Alentejo Litoral como a zona mais procurada, com 1,2 milhões de dormidas, seguido do Alentejo Central (cerca de 1 milhão), onde Évora lidera com mais de 400 mil estadias. O Alto Alentejo somou 455 mil dormidas e o Baixo Alentejo cerca de 433 mil.
Em 2024, o setor reforçou a capacidade de alojamento com a abertura de 36 novos empreendimentos turísticos e 589 unidades de alojamento local.
