Tribuna Alentejo
on_now_16
Ambiente

Alentejo em seca extrema. Já quase não há água em algumas albufeiras

Os distritos de Beja e Évora encontram-se oficialmente em seca severa extrema. Portalegre está praticamente numa situação semelhante.

O Governo já declarou 78 concelhos do País em seca severa extrema, através de um despacho do Ministro da Agricultura, publicado ontem em Diário da República. A declaração visa minimizar os efeitos da seca na agricultura, aumentando o leque de apoios e flexibilizando as medidas de apoio previstas no Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020).

A albufeira de Lucefit (Alandroal, distrito de Évora) estava em setembro com 4,8% de disponibilidade de água e Abrilongo (concelho de Campo Maior, distrito de Portalegre) com 5,6%.

No Sado, a albufeira de Campilhas (concelho de Santiago do Cacém, em Setúbal) estava em setembro com 7,2% de disponibilidade de água e Monte da Rocha (concelho de Ourique, em Beja) com 8,8%.

Imagem de capa de Agroportal.

Artigos relacionados

Empreendimento turístico na Comporta de novo em consulta pública após chumbo em 2018. Ambientalistas deverão opor-se

Redação Alentejo

Tartarugas exóticas multiplicam-se nos lagos e rios portugueses. Investigadores da Universidade de Évora identificaram já 7 espécies nos nossos ecossistemas

Redação Alentejo

Empresa alentejana transforma bagaço de azeitona, cascas de amêndoa e engaço de uva em fertilizante para agricultura biológica

Redação Alentejo

Biomassa é uma falsa solução ecológica. Quercus exige fim dos subsídios à queima industrial

Redação Alentejo

Santiago do Cacém avança com novos passadiços para travar destruição das dunas na Praia da Fonte do Cortiço

Redação Alentejo

GNR detém caçador em Mourão por ter abatido dois coelhos-bravos, o dobro que a lei permite. Animais foram doados à Santa Casa

Redação Alentejo