Tribuna Alentejo
Tecnologia

Águas Públicas do Alentejo investe 1,76 milhões em energia solar para autossuficiência

AgdA investe 1,76 milhões de euros em energia solar para acelerar autossuficiência até 2030
BEJA – A AgdA – Águas Públicas do Alentejo, S.A. anunciou o lançamento do procedimento de conceção-construção para a instalação de 15 Unidades de Produção de Energia Elétrica de Fonte Fotovoltaica (UPAC).
O projeto, focado no autoconsumo, conta com um preço base de cerca de 1,76 milhões de euros e marca mais um passo firme na estratégia de sustentabilidade da empresa na região.
A iniciativa visa reduzir gradualmente a dependência da rede elétrica nacional, diminuir os custos operacionais e mitigar o impacto ambiental. De acordo com as projeções da empresa, cerca de 80% da energia limpa gerada anualmente por estas novas unidades será consumida diretamente nas próprias infraestruturas de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.
Este investimento integra o Plano de Eficiência Energética e o Plano de Descarbonização da AgdA. A expansão da capacidade renovável é apontada pela empresa como um dos vetores fundamentais para cortar as emissões de gases com efeito de estufa. O objetivo final é atingir a neutralidade e a autossuficiência energética até 2030, garantindo que a totalidade da eletricidade consumida nas operações resulte de fontes totalmente limpas. Atualmente, a empresa já colhe frutos desta estratégia em instalações como a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Magra, na Salvada (Beja), onde uma unidade fotovoltaica semelhante já se encontra em pleno funcionamento.

Artigos relacionados

Data Center de Sines vai consumir mais energia que 3 milhões de famílias

Redação Alentejo

Centros de dados podem duplicar em Portugal. Quercus acusa Governo de falta de transparência e alerta para os perigos económicos e ambientais

Redação Alentejo

Empresa portuguesa propõe solução de Inteligência Artificial para acompanhar idosos em solidão. No Alentejo são quase 8 mil

Redação Alentejo

Câmara de Évora cria novo polo tecnológico de engenharia aeroespacial com a Universidade de Évora

Redação Alentejo

Alentejo Litoral com 4,5 milhões para comprar autocarros elétricos e a hidrogénio

Redação Alentejo

Municípios do Alentejo e Lezíria têm 1 milhão de euros para criar balcões virtuais de atendimento ao público

Redação Alentejo