Tribuna Alentejo
vv
Curiosidades

VILA VIÇOSA COM MAIS MONUMENTOS CLASSIFICADOS

Segundo a portaria 829/2015 do Diário da República, a Igreja, o Convento e a Cerca de Nossa Senhora da Piedade, foram classificados como Monumento de Interesse Público.

Este monumentos de Vila Viçosa já estavam referenciados nos monumentos em vias de classificação e vêem agora confirmado o seu interesse público.

"A Igreja e o respetivo Convento de Nossa Senhora da Piedade foram fundados em 1606 por D. Teodósio II de Bragança, sendo o espaço consagrado em 1610.

A ampla cerca conventual é característica dos conventos capuchos, abrangendo zonas agrícolas. O templo, de planta longitudinal, apresenta nave única antecedida por nártex e capela -mor retangular, à qual se encontra adossada a sala da tribuna. As dependências conventuais organizam -se em torno do claustro quadrangular, sendo que as posteriores são já setecentistas. A fachada de linhas sóbrias contrasta com o interior da igreja, sucessivamente reformado por campanhas decorativas ao longo dos séculos XVII e XVIII.

De entre estas, destacam -se a pintura mural que decora a sacristia e a Capela de São Francisco, os retábulos de talha dourada e policroma, a abóbada do coro alto, feita depois do terramoto de 1755, e a campanha azulejar de revestimento da nave.

O claustro é decorado com grafitos de laçarias e figuras zoomórficas e antropomórficas"  como descrição publicada em Diário da República.

É dado assim o reconhecimento à zona onde são realizadas as conhecidas festas dos Capuchos de Vila Viçosa.

Na capa Terreiro do Paço em Vila Viçosa.

Imagem daqui.

Artigos relacionados

Bombeiros salvam uma cabra numa pedreira em Vila Viçosa

Redação Alentejo

31.ª edição das 48 Horas Alentejo percorre oito concelhos de 16 a 18 de outubro

Redação Alentejo

Festival Internacional de Balões de Ar Quente regressa ao Alto Alentejo em novembro

Redação Alentejo

Alentejo coloca dez localidades entre as mais pesquisadas

Redação Alentejo

Estuário do Sado tem três novas crias de golfinho roaz-corvineiro, nascidas este verão

Redação Alentejo

Odemira celebra os sabores do mar com Semana Gastronómica de 21 a 27 de setembro

Redação Alentejo