Tribuna Alentejo
taimage_25
Baixo Alentejo

PCP do Baixo Alentejo defende aeroporto de Alcochete e de Beja

O PCP de Beja defende em comunicado que a construção faseada do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) em Alcochete "é a única solução com futuro", rejeitando a solução base aérea do Montijo para utilização provisória, como pretende o Governo, como "uma decisão desajustada que adia, mais uma vez, a construção do NAL e só explicável pela pressão da multinacional VINCI". 

Os comunistas esperam que um aumento do fluxo turístico, "num quadro de grande saturação dos Aeroportos de Lisboa e de Faro", coloque o Aeroporto de Beja em posição de "alargar a sua capacidade no transporte de mercadorias, seja para servir de apoio ao restante tráfego aéreo para o Sul do País".

"Acresce que estando previsto o alargamento do terminal XXI e a construção do novo terminal Vasco da Gama, em Sines, a potenciação do aeroporto de Beja, coloca a necessidade de esta medida ser articulada no quadro de uma visão nacional que aproveite os fundos comunitários, designadamente os do PRR, para um cabal e racional investimento na rede ferroviária com a modernização/electrificação de toda a linha do Alentejo, com material circulante moderno, permitindo ligações rápidas e eficazes a Lisboa e ao Algarve, bem como a conclusão das vias inscritas no Plano Rodoviário Nacional, com destaque para o IP8 com 4 vias e sem portagens", concluem.

Imagem de capa de Vítor Manuel Santos

 

 

Artigos relacionados

Despiste de autocarro em Beja faz uma vítima mortal e dois feridos graves. Motorista terá desmaiado antes de perder controlo da viatura

Redação Alentejo

Beja lança programa de alojamento urgente para dar resposta a mais de 1000 sem-abrigo. Programa é financiado pela União Europeia

Redação Alentejo

Governo promete três novas automotoras Stadler FLIRT para Beja em 2027

Redação Alentejo

KC-390 vão ser certificados em Beja. Base Aérea vai acolher formação e testes ao EMBRAER militar

Redação Alentejo

Câmara de Ourique transforma edifício municipal em cinco novas habitações para entregar a famílias

Redação Alentejo

Alqueva criou riqueza e modernizou a agricultura mas não fixou população nem combateu as desigualdades regionais, diz novo estudo

Redação Alentejo