Tribuna Alentejo
marmore
Alentejo Central

Mármore de Estremoz presente em obra de Siza Vieira em Espanha

A Catedral de Santiago, em Santiago de Compostela, tem agora uma capela toda em granito e mármore branco polido, obra da autoria de Álvaro Siza Vieira, adianta o jornal Público.

Em declarações à imprensa espanhola, o arquiteto afirmou: “escolhi o mármore branco de Estremoz porque é muito bom e muito bonito. E porque a catedral é toda em granito. No caso da capela onde foi colocado o túmulo, o granito nunca foi preparado para ficar à vista e está enegrecido pelo tempo. Como é um espaço pequeno, o mármore dá um contraste muito interessante”.

A estrutura “sozinha, sem mais decoração, transmite o sentimento de que se está perante algo sagrado”, referiu o director da Fundação Catedral, Daniel Lorenzo, quando a inaugurou. Este espaço, anteriormente usado como armazém e sem qualquer ligação religiosa, serve agora para enterrar arcebispos de Compostela.

“No interior, tem três prateleiras, lugar para três infelizes…”, brincou o responsável, em março, em declarações ao Público. “É como se fosse um armário, como uma execução primorosa feita por um marmorista de Valongo, o Sr. Sousa. Não tem peças metálicas de ligação, só encaixe e cola”.

O espaço é preenchido por mobiliário de madeira, como mostram as fotografias: há uma mesa de altar, dois bancos, uma cruz de prata, um conjunto de candeeiros e uma Virgem Maria do século XIII, que fazia parte das reservas do museu da catedral.

                                              

Fotografia de rotadomarmoreae.com

Artigos relacionados

Câmara de Évora vai transferir para as juntas de freguesia cerca de 1 milhão de euros para gestão autónoma

Redação Alentejo

Comboio abalroa camião em passagem de nível em Alcáçovas

Redação Alentejo

Pro-Évora contesta colocação de mupis na cidade. Autarquia defende que são apoio ao comércio tradicional e que cumprem todas as regras

Redação Alentejo

Regimento de Cavalaria N.º 3 celebra em Estremoz os seus 319 anos

Redação Alentejo

Plano de Urbanização de Évora em discussão pública

Redação Alentejo

Évora: GNR age contra o relógio e salva idoso desaparecido durante a noite e que se encontrava inanimado

Redação Alentejo