Tribuna Alentejo
mau-tempo
Ambiente

Joseph e Kristin causam inúmeros estragos no Alentejo

A passagem da depressão Kristin teve grande impacto em todo o país, sobretudo na zona Oeste e nos distritos de Leiria e Coimbra. Há cortes de energia e de comunicações telefónicas e muitas estradas estão cortadas por causa da queda de árvores e de estruturas. A Proteção Civil aponta para 2156 ocorrências entre as 00:00 e as 09:00, adianta a SIC Notícias.

Já a E-Redes revelou à agência Lusa que mais de 850 mil clientes da E-Redes estavam, às 07:00, sem energia elétrica em Portugal continental, sendo Lisboa, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Santarém e Setúbal os distritos mais afetados.

A E-Redes refere que a intervenção das equipas operacionais mobilizadas no terreno foi dificultada pelas condições meteorológicas adversas, havendo agora já condições de mobilidade para a resolução das avarias que se registaram na Alta, Média e Baixa Tensão.

De acordo com a empresa, a rede elétrica foi bastante afetada pelas condições meteorológicas adversas provocadas pela depressão Kristin, causando vários danos na infraestrutura física de distribuição de eletricidade.

Segundo a Rádio Pax, entre as 00:00 e as 08:00 desta quarta-feira foram registadas inúmeras quedas de árvores e inundação de vias, e algumas localidades ficaram sem energia elétrica.

O Comando Sub-regional do Baixo Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) contabilizou, nas últimas horas, mais de 50 ocorrências.

Paulo Santos, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a maioria das ocorrências são quedas de árvores e de estruturas, existindo ainda estradas cortadas e falta de energia em muitas regiões.

Note-se que Portugal continental está a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorde-se ainda que a tempestade Joseph havia já inundado e cortados diversas estradas municipais e nacionais em diversos concelhos alentejanos.

 

Fotografia de conta-la.pt

Artigos relacionados

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo

Alterações climáticas severas e novo aeroporto ameaçam acesso à água em Setúbal nos próximos anos

Redação Alentejo

Com o plano de energias renováveis do Governo, o Alentejo vai ficar “a ver os painéis”, defende o LIVRE

Redação Alentejo

Transvaze de água do Tejo para o Guadiana estudado pela CCDR Alentejo para aumentar regadio em 50 mil hectares. Ambientalistas contestam

Redação Alentejo

Quase 400 operacionais combatem incêndios no Alentejo

Redação Alentejo

DGS lança alerta sobre poeiras vindas do Norte de África. Alentejo vai ser particularmente afetado

Redação Alentejo