Tribuna Alentejo
ta_1
Curiosidades

Feriado a 10 de Junho porquê?

Hoje, 10 de junho, é Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Sendo a História de Portugal rica em datas célebres, porquê esta? Porquê hoje?

A resposta está logo na própria designação do dia “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas” e esta escolha aconteceu por ter sido este, alegadamente, o dia da morte de Camões, um dos expoentes máximos da Língua e Literatura nacionais, em 1580. Sendo também ele uma voz dos Descobrimentos e de ligação de Portugal ao mundo português espalhado por todo o globo, a escolha recaiu assim na data de hoje.

Terá sido um decreto real de D. Luís I, em 1880, com que este dia ganhou o seu carácter comemorativo, sendo declarado "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" e que, naquele ano, serviria para comemorar os 300 anos da morte do autor de “Os Lusíadas”.

Este dia, durante o Estado Novo, era celebrado como o “Dia de Camões, de Portugal e da Raça”, designação que também a ditadura de Franco e a de Mussolini utilizavam para designar o dia comemorativo dos seus países e que servia para exacerbar a nacionalidade e as características ímpares dos povos.

Só quatro anos depois do 25 de Abril a designação foi alterada para “Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, um dia que, normalmente, reúne numa cerimónia oficial com parada militar o Presidente da República e altas individualidades do Estado e em que se distinguem individualidades nacionais pelo seu trabalho em prol da nação.  Estas comemorações oficiais já passaram pelo Alentejo em diversas ocasiões: Portalegre, em 1978; Évora, em 1986; Beja, em 2002; Elvas, em 2013 e, novamente em Portalegre, no ano passado.

Mas que outras datas poderiam ter sido escolhidas para ser dia de Portugal?

Uma menos óbvia e conhecida, 24 de junho, Este é o dia da Batalha de São Mamede, em 1128, em que D. Afonso Henriques e tropas dos senhores portucalenses terão enfrentado as tropas do Conde galego Fernão Peres de Trava, comandadas por Dª. Teresa, sua mãe, perto de Guimarães.

Outra data seria 5 de Outubro e não pelas razões que está a pensar, é que, 5 de Outubro, além de dia da Implantação da República, é também a data de assinatura do Tratado de Zamora, em 1143, entre D. Afonso Henriques e seu primo, Afonso VII de Leão e Castela e que celebrou a paz entre os dois países, sendo quase como um reconhecer da independência nacional.

Foi no final da tarde de 14 de agosto, em 1385, que as tropas portuguesas e alguns aliados ingleses, comandadas por D. João I o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, bateram o exército castelhano em Aljubarrota, concelho de Alcobaça. Esta batalha permitiu a afirmação da independência de Portugal. Pela importância desta batalha, pelo futuro que ali se iniciava com uma nova dinastia e que viria a marcar o mundo com os Descobrimentos, esta podia também ter sido uma data escolhida.

7 de junho. Porquê? Porque esta foi a data da assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494, e em que Portugal e Espanha acordaram dividir as terras descobertas e por descobrir no mundo entre ambos e que tinha por linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, em Cabo Verde.

O dia 1 de Dezembro, dia da Restauração da Independência e em que se comemora a revolução de 1640, levada a efeito por D. João IV e “Quarenta Conjurados” e que terminou com o domínio espanhol em Portugal, pondo fim Dinastia filipina.

Há mais datas que queira sugerir?

Seja quando for, viva Portugal!

Artigos relacionados

Crianças de Avis vão plantar oliveiras e receber o próprio azeite até fazerem 18 anos

Redação Alentejo

Anúncio fúnebre em Beja gera polémica nas redes sociais. Agência Funerária diz que foi um pedido da família

Redação Alentejo

Vendas Novas vai tentar bater o seu próprio recorde de maior bifana do mundo. Objetivo está nos 20 metros de comprimento

Redação Alentejo

Redondo vai construir centro dedicado ao misticismo e à herança eremita da Serra d’Ossa

Redação Alentejo

Julie, a última elefanta de circo em Portugal, inaugurou hoje o santuário de elefantes no Alentejo

Redação Alentejo

Olaria Pedrada de Nisa é imagem da FIA 2026 em Lisboa

Redação Alentejo