Tribuna Alentejo
fire
Ambiente

Alentejo sob perigo de incêndio rural

Os concelhos de Chamusca, Vila Nova da Barquinha, Constância, Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Mação (Santarém), Gavião e Nisa (Portalegre), apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a agência Lusa, o IPMA colocou ainda em perigo muito elevado de incêndio rural alguns concelhos dos distritos de Beja, Santarém e Portalegre. Outros concelhos de Beja, Évora, Santarém e Portalegre estão em perigo elevado de incêndio.

Segundo os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo, aumentando temporariamente a nebulosidade por nuvens altas, vento em geral fraco, pequena descida de temperatura na região Sul, em especial da máxima na faixa costeira, e pequena subida da temperatura no litoral a norte do cabo Carvoeiro.

As temperaturas vão atingir os 33 graus em Portalegre, os 34 em Évora e Beja, e os 37 em Santarém.

Artigos relacionados

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo

Alterações climáticas severas e novo aeroporto ameaçam acesso à água em Setúbal nos próximos anos

Redação Alentejo

Com o plano de energias renováveis do Governo, o Alentejo vai ficar “a ver os painéis”, defende o LIVRE

Redação Alentejo

Transvaze de água do Tejo para o Guadiana estudado pela CCDR Alentejo para aumentar regadio em 50 mil hectares. Ambientalistas contestam

Redação Alentejo

Quase 400 operacionais combatem incêndios no Alentejo

Redação Alentejo

DGS lança alerta sobre poeiras vindas do Norte de África. Alentejo vai ser particularmente afetado

Redação Alentejo