Tribuna Alentejo
3
Baixo Alentejo

Alentejo inaugura Ourika, uma nova Central Fotovoltaica de 100 hectares

A nova Central Fotovoltaica Ourika!, que custou 35 milhões de euros e ocupa 100 hectares de terreno, em Ourique, no Baixo Alentejo, foi inaugurada ontem pelo ministro da Economia, Caldeira Cabral, pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches e pelo diretor-geral de Energia da Comissão Europeia, Dominique Ristori.

O investimento pertence à MorningChapter – uma parceria dos grupos Solaer e Prosolia Energy – que construiu a primeira central solar de grandes dimensões da Europa para operar em regime de mercado, sem tarifas garantidas ou outros subsídios estatais que acarretam custos para os consumidores e contribuinte.

A nova central já está a produzir energia suficiente para abastecer 25 mil lares, evitando cerca de 45 mil toneladas de gases com efeito de estufa, e tem 46 megawatts (MWp) de potência, fornecida por 142 mil painéis fotovoltaicos, que produzem 80 gigawatts-hora (GWh) de energia po ano.

A energia produzida pela Ourika!, a primeira central solar a ser licenciada em Portugal para operar em regime de mercado, vai reduzir a dependência energética nacional e europeia, já que vai ser vendida no mercado ibérico e comunitário.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Odemira recebe primeira Bienal de Arte e Ciência

Redação Alentejo

A26 até Beja só deverá avançar depois de 2028

Redação Alentejo

Vinho, Cultura e Sabores numa romaria em Ferreira do Alentejo

Redação Alentejo

Lamas de ETAR usadas na agricultura em Castro Verde e Aljustrel espalham “nuvens de moscas e odor insuportável” na região

Redação Alentejo

Deputado do PSD de Beja rejeita que haja crise política na Câmara de Beja e considera notícias sobre o assunto como “tremendismo”

Redação Alentejo

Divergências entre Presidente e Vice-presidente da Câmara de Beja podem ditar crise política sem precedentes

Redação Alentejo