29 Abril 2023      12:02

Está aqui

Viva o sotaque alentejano!

“As novelas brasileiras foram-nos permitindo compreender o sotaque brasileiro. Temos é pena de não falarmos com o vosso sotaque”, afirmou o primeiro-ministro português, em Matosinhos, em discurso oficial.

Ao certo ao certo não ficamos a perceber bem o que é que António Costa queria dizer com aquela afirmação. Pode ser sido por uma questão de simpatia para com o Presidente Brasileiro. Pode ter sido porque adora falar ou ouvir falar com sotaque brasileiro. Pode ter sido apenas Costa a ser Costa!

Falar meramente em sotaque brasileiro pode ser errado. No Brasil existem vários sotaques: podemos falar do Sotaque Paulista, o qual tem um estilo mais cantado de se expressarem e foi influenciado pelos índios que viviam na região, além dos portugueses e italianos que se instalaram na área; Sotaque Carioca - pronuncia o S bem chiado, parecendo um X, recebeu bastante influência do idioma de Portugal; Sotaque Gaúcho – é o sotaque do Rio Grande do Sul e traz o R e o L bem acentuados, é uma mistura do português com o espanhol; Sotaque Baiano – tem um modo arrastado de falar e com um S assobiado, formou-se a partir de diversos outros sotaques, como o paulista, o carioca, o mineiro e o português; Entre outros sotaques: Caipira; Catarinense, Mineiro, Paraense…

Ou seja, não existe um sotaque brasileiro, mas diversos sotaques do Brasil. Tal como em Portugal, existem vários sotaques: alentejano, algarvio, açoriano, madeirense, lisboeta, das beiras, do norte, etc, etc. No fundo, refletem a diversidade da nossa língua e isso é muito distintivo. O sotaque é a personalidade linguística de uma região num país!

Ninguém diz que tem sotaque português (embora se diga no Brasil), mas sim sotaque de uma zona ou região de Portugal.

Afinal o que é sotaque? Chamamos de sotaque o tom, inflexão ou pronúncia particular de cada indivíduo ou de cada região. Essa é uma das belezas dos sotaques, nomeadamente a sua diferenciação territorial. Não há sotaques melhores que outros e todos os sotaques são igualmente interessantes. Todos têm a sua beleza!

Felizmente existem diferentes sotaques. Mas tenho uma convicção: os alentejanos têm orgulho no seu sotaque (ou nos seus sotaques). O sotaque alentejano é mais nasalizado que outros do país, com ênfase muito característico no final das palavras. O sotaque Alentejano é mais cantado, mais acentuado pelas palavras e expressões no gerúndio.

Bem, voltando a António Costa, o que o levará a ser tão apaixonado pelo sotaque brasileiro? Será pela dimensão do número de brasileiros que vivem em Portugal e pelo namoro ao seu voto? Nunca saberemos! Uma coisa é certa, hoje em dia o sotaque brasileiro (ou sotaques brasileiros) é um dos maiores sotaques que existem em Portugal.

Bem, o mais importante é não permitir que os sotaques servirem de instrumento de discriminação e intolerância.

E vivam os sotaques! Viva o Sotaque Alentejano. Este é um sotaque que sabe bem ouvir todos os dias!