18 Outubro 2023      17:06

Está aqui

“Tampas e Caricas” de Grândola entregou 20 mil euros a instituições

O município de Grândola, através do projeto “Tampas e Caricas”, já entregou mais de 20 mil euros em ajudas técnicas à Associação De Intervenção Social De Grândola (AISGRA) e à Casa do Povo de Azinheira dos Barros.

Em comunicado, a autarquia refere que este projeto, dinamizado pelos programas de envelhecimento ativo do município (Universidade Sénior e Programa Viver Solidário), tem tido “uma enorme adesão por parte da população de todo o concelho na recolha e entrega das tampas e caricas”.

A iniciativa, que teve início no final de 2011, já gerou, até agora, 38 200 quilos de tampas e caricas, traduzindo-se em ajudas técnicas atribuídas no valor de 20 218 euros.

“Este valor inclui as ajudas técnicas atribuídas este mês de outubro, numa entrega simbólica durante as Comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, à AISGRA e à Casa do Povo de Azinheira dos Barros, correspondendo aos equipamentos geriátricos solicitados, num total de 2 635 euros repartidos pelas duas entidades”, acrescenta a mesma fonte.

A AISGRA recebeu 1 cadeira de rodas, 1 andarilho com 4 rodas, 2 cadeiras de banho com rodas, 2 colchões anti-escaras com compressor, 2 bancos de duche rotativos e 2 cadeiras de banho rotativas.

Já a Casa do Povo da Azinheira dos Barros recebeu 2 cadeiras de rodas, 2 cadeiras de banho e sanitárias, 2 bancos de banho e 1 cadeirão/poltrona com rodas.

A autarquia garante que “todo o material angariado é devidamente separado e embalado por um voluntário, e posteriormente enviado para a Resialentejo para reciclagem”.

Além disso, “o valor apurado permite a aquisição de equipamentos de apoio a pessoas idosas e ou dependentes, sendo esses equipamentos atribuídos rotativamente às diversas entidades parceiras dos programas de envelhecimento ativo, de acordo com as necessidades apresentadas”.

 

Fotografia de recicla.pt