Está aqui

Artigos publicados

Baixo Alentejo participa em projeto europeu de faturação eletrónica

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) candidatou-se ao projeto europeu de faturação eletrónica denominado European Hospitals adopting the e-invoicing Directive, no âmbito do SNS sem papel.

Em declarações à Rádio Pax, o responsável pelo serviço de informática da ULSBA afirma que o objetivo é “implementar soluções de faturação eletrónica em 22 hospitais, repartido por entidades portugueses e húngaras, que pretendem facilitar a implementação da Norma Europeia de faturação eletrónica”.

Adega de Vidigueira doa 0,50€ por garrafa vendida à AMI em março

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) vai doar 50 cêntimos à AMI – Assistência Médica Internacional por cada garrafa de Vidigueira Antão Vaz vendida durante o mês de março.

De acordo com a empresa, citada pela Planície, esta iniciativa surgiu na sequência da 3.ª Campanha da AMI intitulada “Os AMIgos são para as ocasiões”, a partir do qual a Adega criou um protocolo de colaboração que “ajudará a AMI a angariar mais fundos para a compra e entrega de bens essenciais aos mais vulneráveis à covid-19”.

Beja recebe novo Centro Logístico do grupo Hi Fly

A Câmara Municipal de Beja reuniu-se com a Mesa, empresa de engenharia e manutenção do grupo Hi Fly, que vai instalar o seu Centro Logístico no concelho alentejano.

Segundo a Rádio Pax, a Mesa, que já havia instaurado, no início de janeiro deste ano, um novo hangar no Terminal Civil do Aeroporto de Beja, dedicado à manutenção de aviões, num investimento de 30 milhões de euros, agora decidiu avançar com um novo centro logístico de suporte às atividades de manutenção.

Évora e Beja sob aviso amarelo devido a chuva forte e trovoada

Os distritos de Évora e Beja vão, hoje, quinta-feira, estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos de chuvas vão vigorar entre as 15 de hoje e as 03:00 de sexta-feira. Recorde-se que o aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Idade da Reforma “vai recuar”, defende demógrafo da Universidade de Évora

O demógrafo Filipe Ribeiro, da Universidade de Évora, defende que o ano de 2023 poderá trazer um recuo histórico da idade de acesso à reforma devido aos efeitos da pandemia de covid-19.

Em declarações ao ECO, o professor diz que é “bastante provável” que a projeção do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o triénio de 2018 a 2020 “seja revista para valores inferiores, mesmo não apresentando ainda um declínio em relação ao triénio anterior”. Isto por causa do agravamento da pandemia, no final de 2020.

Herdade da Barrosinha desafia hóspedes a teletrabalhar no Alentejo

A Herdade da Barrosinha, em Alcácer do Sal, lançou o desafio aos nómadas digitais de apostar no teletrabalho em terras alentejanas.

Segundo o portal Publituris, a proposta foi feita para as Casas da Barrosinha, numa oferta que integra a herdade em conjunto com o hotel. As habitações turísticas oferecem ligações wi-fi preparadas para quem precisar de trabalhar ou estudar no meio da natureza.

Álcool gel de adegas alentejanas afastado por produtos “sem controlo”

As empresas vitivinícolas do Alentejo não têm capacidade de competir no mercado de álcool gel devido à proliferação de produtos baratos, mas “sem controlo” das autoridades, avança a Lusa.

A informação foi avançada pelos responsáveis da Ervideira e da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito, que foram das primeiras adegas a apoiar a linha da frente do combate à pandemia de covid-19, numa altura de enorme escassez de álcool gel. Contudo, um ano depois de pandemia, estão praticamente “fora do mercado”.

Barragens alentejanas vão ter melhores condições de segurança

O Governo homologou, esta terça-feira, 30 candidaturas que visam a elaboração de projetos e estudos ligados à melhoria das condições de segurança de barragens, num investimento público que ascende a mais de 1,2 milhões de euros.

Alcácer do Sal investe 1 milhão nas muralhas do Castelo

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em conjunto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo - DRCALEN, vai recuperar as muralhas do Castelo de Alcácer, num investimento previsto de cerca de 1 milhão de euros, com comparticipação financeira de fundos comunitários em 85%.

Em comunicado, a autarquia refere que este projeto se tornou “imperativo dados os problemas estruturais apresentados pelas muralhas do Castelo de Alcácer do Sal, que carecem de uma intervenção urgente de consolidação”.

Évora defende financiamento para cluster na saúde no Alentejo

A Câmara Municipal de Évora defendeu hoje que o apoio e financiamento de um “cluster” na área da Saúde para o Alentejo deveria constar do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cuja consulta pública terminou ontem, 1 de março.

Segundo a Lusa, a autarquia afirmou que “é nosso parecer que a atual proposta de PRR não responde às necessidades essenciais de Évora, do Alentejo e do país para combater a crise social e económica, alavancar a retoma e apontar novos caminhos de desenvolvimento que a pandemia evidenciou. É, portanto, fundamental alterar o PRR”.

Páginas