22 Julho 2023      11:13

Está aqui

O Turismo do Alentejo está muito bem entregue

Esta semana ocorreu a tomada de posse de José Manuel Santos como presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo. A cerimónia de posse ocorreu no L’and Vineyards, em Montemor-o-Novo. Além de José Santos, a Comissão Executiva da ERT é composta por Pedro Beato, Conceição Grilo, Pedro Ribeiro, Carlos Moura, Rui Raposo, Porfírio Perdigão, Jaime Serra, Isabel Vinagre e José Bizarro. Uma excelente equipa!

Ao longo dos anos tivemos um conjunto de protagonistas que foram decisivos para que o Turismo do Alentejo se tornasse aquilo que é hoje: uma Região com Grande Afirmação Turística. Entre algumas dessas pessoas, destaco José Andrade dos Santos, António Ceia da Silva, Victor Fernandez Silva, Francisco Zambujinho, António Lacerda, entre outros. Eles foram determinantes e responsáveis pela conceção de um conceito de turismo assente na identidade do território, valorizando as suas principais características, nomeadamente a identidade cultural do Alentejo e as suas heranças, o património e o ambiente de excelência, a valorização da paisagem, os produtos locais de forte identidade territorial, entre outros aspetos relevantes…

E é verdade que o Turismo do Alentejo tem apresentado resultados notáveis ao longo dos últimos anos. O Alentejo tem crescido significativamente em todos os indicadores turísticos (Número de dormidas, Hóspedes, Proveitos, Taxas de Ocupação e RevPar). Não é acidental esse facto! Por isso mesmo, há muito mérito de todos aqueles que contribuíram para o turismo do Alentejo. Naturalmente, os empresários e as empresas que desenvolvem projetos na região são extremamente decisivos para esse sucesso.

Acredito muito nas capacidades de José Santos. Sei que é um homem determinado, trabalhador, competente e honesto. Para além disso, foi capaz de escolher uma equipa competente e multivariada, capaz de o ajudar a continuar a transformar o Turismo do Alentejo em algo ainda maior.

Independentemente de sermos amigos há muito tempo, acredito com toda a convicção no potencial de José Manuel Santos!

Traz na sua agenda «Nova Ambição» a vontade de trabalhar ainda mais com as empresas, reforçar as competências da digitalização, da sustentabilidade, a capacitação dos trabalhadores, a capacitação dos gestores, no sentido de melhorar a competitividade empresarial deste importante setor. Na minha opinião, o caminho faz-se precisamente com os atores que se encontram no terreno: as empresas, os seus empresários e os seus trabalhadores.

Traz também uma forte vontade e convicção em fazer o trabalho de manter o território visível nos mercados, dar-lhe notoriedade, dar-lhe vitalidade. Para isso torna-se fundamental garantir, reforçar e desenvolver uma rede vasta de oferta produtos identitários com o Alentejo, tendo sempre o foco claro da aposta num marketing claramente especializado, muito forte, capaz de responder a todos os desafios que se colocam hoje e com capacidade em apostar fortemente na promoção dos destinos regionais.

Esta visão de futuro é mesmo muito importante para o setor. Esta ambição é extremamente importante para a região Alentejo. Necessitamos de lideres, como o José Manuel Santos, capazes de potenciar aquilo que temos de melhor no nosso território. Por isso mesmo, tenho fortes expetativas nesta nova direção.

Desejo as maiores felicidades e sucessos ao José Manuel Santos e toda a sua equipa da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.