19 Maio 2017      17:17

Está aqui

MÍTICA EN2 COM UM DOS MAIS BELOS TROÇOS NO ALENTEJO

A histórica rota 66, nos Estados Unidos, berço do primeiro Motel e do primeiro McDonald's do mundo, foi imortalizada por Hollywood. Esta estrada museu norte-americana começa em Chicago, Illinois, e atravessa os estados do Missouri, Kansas, Oklahoma, Texas, Novo México e Arizona terminando em Santa Mónica, na Califórnia, totalizando 3 755 km. Mas o país, particularmente o Alentejo, também tem um dos mais belos troços de estrada do mundo, a EN2.

A Estrada Nacional 2  tem um total de 738,5 quilómetros, o que faz dela a terceira mais longa do mundo, a seguir à Route 66, nos Estados Unidos e à Ruta 40, na Argentina.

A EN2 atravessa 36 concelhos, grande parte alentejanos, e está a construir a sua rota turística, com enfoque para locais de alojamento, património e restauração, além de pontos de interesse histórico. Para o efeito foi constituída formalmente no ano passado a Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 (EN2).

Dela faz parte por exemplo o município de Viana do Alentejo, cujo presidente, Bengalinha Pinto, procedeu há poucos dias à assinatura do Passaporte da Rota da Estrada Nacional 2, nos Paços do Concelho. Um passaporte para registo dos "viajantes" desta mítica EN2 e que pode ser assinado nos dois postos de turismo situados no Castelo de Viana do Alentejo e no Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

A assinatura do Passaporte foi um ato simbólico comum aos restantes autarcas dos municípios que integram a Associação da Rota da Estrada Nacional 2, setenta e dois anos após a inclusão no Plano Rodoviário Português.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.