Está aqui

Artigos publicados

TIMOR-LESTE ESTUDA PORTO DE SINES

Uma comitiva timorense composta por técnicos governamentais que estão a acompanhar a execução de um novo estaleiro no porto de águas profundas em Timor-Leste visitou esta semana o Porto de Sines.
 
A PMU - Project Management Unit do Porto de Tibar, chefiada por Rui Soares, tem estado a inteirar-se sobre funcionamento do Porto de Sines, que apresenta semelhanças com o porto de águas profundas timorense e ficou a conhecer as ferramentas de apoio à gestão que contribuem para ganhos de eficiência portuária e competitividade do porto.
 

ÉVORA VENCE TORNEIO INTERNACIONAL DE POLO AQUÁTICO

As equipas Sub-17 e Sub-13 de polo aquático do Aminata de Évora, participaram entre 20 e 13 de julho no VII Torneio Internacional da Asociacion Corunesa de Waterpolo, na Corunha, sendo que a equipa Sub-17 conseguiu a proeza de vencer o seu escalão no torneio, contabilizando apenas vitórias, segundo comunicado feito chegar à redação.

BACTÉRIA AMEAÇA "ARRASAR" OLIVAL ALENTEJANO

Chama-se Xylella fastidiosa, é uma bactéria identificada o mês passado em Alicante e que deixou em pânico os agricultores espanhóis. O impacto desta bactéria repercute-se em quebras drásticas de produção e é visível por causar necroses nas folhas das árvores, sejam amendoeiras, oliveiras e citrinos e mesmo a vinha.

DELTA DESENVOLVE ROBOTS PARA SERVIREM CAFÉS

A Delta Q, da Delta Cafés, acaba de desenvolver um robot que serve cafés expresso. A tecnologia dá pelo nome de Qoffee Qar e vai estar a servir cafés entre 29 de julho e 6 de agosto em pontos de venda selecionados da Sonae, de Norte a Sul do país, numa acção promocional da novidade da Delta: o Qanela.

O robot, autónomo e autodirigido, vai abordar as pessoas e convidá-las a experimentar o Delta Qanela que transporta com ele.

FLUVIÁRIO DE MORA RECEBE O "TEMÍVEL" SILURO

O Fluviário de Mora acabou de receber uma nova espécie exótica, o temível Siluro ou Peixe Gato Europeu. Este exemplar foi capturado no rio Tejo e junta-se assim à família do daquele fluviário. O Siluro é uma das maiores espécies de peixes de água doce, chegando a atingir cerca de 2,8 metros de comprimento. É um predador nocturno e, por ser de fácil propagação, é considerada uma espécie invasora.

ÉVORA INSTALA DISPENSADORA DE MEDALHAS TURÍSTICAS NA PRAÇA DO GIRALDO

O município de Évora instalou esta semana uma máquina dispensadora de medalhas turísticas no Posto de Turismo de Évora, na Praça do Giraldo. As medalhas são uma produção da Imprensa Nacional Casa da Moeda e celebram a cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO. O custo de cada medalha é de 2 euros.

 

VIANA DO ALENTEJO É FINALISTA DOS PRÉMIOS "MUNICÍPIO DO ANO"

Viana do Alentejo (Alentejo Central) está a um passo de vencer o prémio "Município do Ano 2017".

Apurados que estão os 4 finalistas escolhidos pelo júri na categoria Região Alentejo, Viana do Alentejo ombreia com Avis e Ponte de Sor do Alto Alentejo e Reguengos de Monsaraz, do Alentejo Central.

MINISTRO PEDRO MARQUES EM ÉVORA

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, vai inaugurar na segunda-feira, dia 31 de julho, a variante e a nova Ponte do Albardão sobre o Rio Degebe, na Estrada Nacional 256, que liga Reguengos de Monsaraz a Évora.

A variante tem 2,7 quilómetros de extensão e a nova ponte sobre o Rio Degebe ficou com 117,5 metros de comprimento, retirando o trânsito da antiga Ponte do Albardão.

REDONDO ESPERA MAIS DE MEIO MILHÃO DE VISITAS NAS RUAS FLORIDAS

Uma das mais coloridas tradições alentejanas vai enfeitar mais de 30 mil metros quadrados, num total de 36 ruas, da Vila de Redondo, no Alentejo Central. Falamos das Ruas Floridas, uma festa popular antiga, recuperada há 24 anos e que envolve cerca de 500 pessoas na preparação e organização do evento, que decorre de dois e dois anos e leva mais de 6 meses a preparar.

Este ano a festa decorre entre 29 de julho e 6 de agosto e, segundo a organização, conta com mais de 700 mil visitantes.

 

 

 

ARRONCHES, CASTELO DE VIDE E CRATO SÃO BONS PAGADORES

Segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 há três municípios do Alto Alentejo que levam menos de 6 dias a pagar aos seus fornecedores. Castelo de Vide e Crato por exemplo, levam um prazo médio de pagamento a fornecedores de 6 dias. Arronches chega mesmo a ser o sexto município do país com prazos mais curtos de pagamentos a fornecedores, apenas um dia.

Já a capital de distrito, Portalegre, está no grupo de municípios que mais se atrasa nos pagamentos. 139 dias é o prazo médio. 

Na imagem de capa Arronches, no Alto Alentejo.

Páginas