Está aqui

Artigos publicados

Odemira não aceita decisão do Governo de fazer regredir desconfinamento no Concelho

O Município de Odemira não aceita as medidas tomadas pelo Conselho de Ministros de 15 de abril para Controlar a Pandemia de Covid-19, que decidiu regredir nas medidas de desconfinamento em vigor, aplicadas ao concelho.

O protesto contra a decisão foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara e defende que a decisão do Governo desconsidera a realidade socioeconómica do concelho de Odemira.

Porto de Sines não foi afetado com o bloqueio do Canal do Suez

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o Porto de Sines, que registou um aumento de 16% do movimento das carga contentorizada. Aquele porto alentejano movimentou nos primeiros três meses do ano 440.645 TEU, registo que traduz uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU.

Grândola com novo abrigo de Observação de Aves na Lagoa de Melides

O Município de Grândola vai abrir no próximo dia 17 de Abril um novo abrigo de observação de aves.

Este abrigo é o segundo instalado junto à Lagoa de Melides, ponto de residência e passagem de aves migratórias, considerado um dos mais importantes ecossistemas do concelho, estando já registadas mais de 180 espécies de aves.

A abertura deste abrigo, em colaboração com o Clube de Campismo de Lisboa, pretende a divulgação e sensibilização da biodiversidade que ocorre na Lagoa de Melides, abrangendo todos seus ecossistemas e habitats.

Consumo na União Europeia está a "devorar" as florestas nos trópicos

A ANPlWWF e a WWF lançam hoje o relatório “Em crescimento? O impacto continuado do consumo da UE na natureza a nível global”, que alerta para o enorme impacto que o consumo na União Europeia tem sobre a desflorestação tropical. Portugal é o 6º país da UE com maior consumo per capita associado a desflorestação nos trópicos e 9º país com mais desflorestação importada dos trópicos associada

Alcácer vai ter ambulância de Suporte Imediato de Vida, anuncia governo

O Serviço de Urgência Básica (SUB) de Alcácer do Sal terá disponível no início de setembro uma ambulância SIV – Suporte Imediato de Vida, essa é a “firme convicção” do INEM e da tutela. A novidade foi transmitida ontem pelo presidente daquele instituto, Luís Meira, e pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em audiência pedida pela deputada socialista Clarisse Campos e na qual também participaram os parlamentares Maria Antónia Almeida Santos, Ivan Gonçalves e Sofia Araújo, eleitos pelo distrito de Setúbal.

Sociedade do Bem recupera tradição dos bichos-da-seda em escolas alentejanas

Quem não se lembra dos bichos-da-seda, que na Primavera encantavam as crianças de antigamente, que dessa forma tinham a oportunidade de ver nascer, crescer e transformarem-se em borboletas estes inofensivos bichinhos?

Sines: Holanda prevê carregamentos de hidrogénio a partir de 2025

O porto holandês de Roterdão prevê começar a receber os primeiros carregamentos de hidrogénio verde a partir de 2025.  

Investigadora desenvolve fiambre de peixe na Universidade de Évora

Foi no âmbito da tese de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Évora que Ana Teresa Ribeiro procurou, sob a orientação de Miguel Elias, Professor do Departamento de Fitotecnia, e de Rogério Mendes, investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), recorrer a vários tipos de pescado de aquacultura, fibras vegetais e diferentes tecnologias de gelificação para desenvolver um produto saudável e pronto a consumir, com características semelhantes às de um fiambre de porco.

Conquistas Neuropsicomotoras e a Qualidade de Vida das Crianças

Ao longo do seu desenvolvimento, as crianças atingem grandes conquistas neuropsicomotoras como, o controlo da cabeça para apreciarem o que existe à sua volta, o controlo das mãos que lhes permite pegar em objetos, a locomoção que possibilita a sua mobilidade pelo espaço envolvente, a posição bípede, o caminhar, o subir escadas onde, pouco a pouco, vão alternando os pés, o correr ou o saltar. Esta última fase, também é conhecida como a fase de voo, onde as crianças perdem o contacto com o solo e, através da qual, reforçam a sua autoconfiança.

Universidade de Évora quer registar mais instalações fotovoltaicas

Os Portugueses são os mais participativos mas a aplicação de registo de instalações fotovoltaicas Generation Solar, promovida em Portugal pela Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ), continua a aceitar e incentivar novos registos destas instalações, para aumentar a comunidade de investigadores e proprietários na área da energia solar.

Páginas