26 Setembro 2023      13:27

Está aqui

Litoral alentejano angaria investimentos em Madrid

João Maria Grilo, presidente da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo

A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo acaba de iniciar uma missão de dois dias para benchmarking de boas práticas nas áreas de logística e produção energética na região de Madrid, com a aicep Global Parques, as Câmaras Municipais de Sines e de Santiago do Cacém e a DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos.

Em comunicado, a ADRAL explica que a missão se insere na iniciativa Invest in Alentejo, e inclui “uma visita às instalações do gigante da área logística, a Valfondo, sediada em Marchamalo, Guadalajara, e uma oportunidade única para conhecer o parque logístico altamente inovador, que alberga armazéns de grandes dimensões”.

Segundo a mesma fonte, “esta visita tem especial relevância porque, por um lado, a Valfondo tem expressado interesse na Zona de Atividades Logísticas de Sines e, por outro, a comitiva integra representantes da Câmara Municipal de Sines responsáveis pela avaliação das propostas apresentadas, no âmbito do reforço do território como plataforma de excelência para as rotas logísticas internacionais”.

No segundo dia da missão, está agendada uma deslocação à central de Puertollano (Ciudad Real) da Iberdrola, a maior fábrica de hidrogénio verde para uso industrial da Europa.

“Esta visita é particularmente significativa para os representantes do Complexo Portuário, Industrial e Logístico de Sines, no âmbito da implementação de modelos de transição energética, que gerem a atração de projetos assentes na produção de hidrogénio verde”, esclarece a ADRAL.

Para João Maria Grilo, presidente da ADRAL, esta ação de benchmarking, para além de permitir dar a conhecer a região a grandes operadores internacionais, “assenta na oportunidade única de visitar espaços que representam casos de sucesso a nível europeu, numa perspetiva de troca de conhecimentos estratégica para o desenvolvimento de Sines e de toda a região no âmbito da logística e da produção de hidrogénio verde”.

 

Fotografia de nortealentejo.pt