26 Setembro 2023      11:15

Está aqui

Santiago do Cacém reabre Polo de Saúde de São Domingos

O Polo de Saúde de São Domingos, em Santiago do Cacém, reabriu na passada sexta-feira após obras de requalificação, no valor de 180 mil euros, de forma a proporcionar melhores condições de acolhimento aos 1147 utentes das Freguesias de São Domingos e de Vale de Água.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém refere que a cerimónia de abertura decorreu na presença do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, do Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, da Vereadora com o Pelouro da Saúde, Sónia Gonçalves, da Presidente da União de Freguesias de São Domingos e Vale de Água, Ana Maria Gonçalves, e da Presidente do Conselho de Administração Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe.

Álvaro Beijinha salientou que esta “intervenção de fundo era necessária para responder às necessidades da população”, pois as instalações existentes, “pelos anos de uso, estavam muito degradadas”.

Além disso, a prestação de cuidados de saúde em zonas com a população mais envelhecida e dispersa, num território vasto e com dificuldades de acessibilidade, “é importante ser assegurada, e para isso contribui a dedicação de todos os profissionais da saúde”, acrescentou o autarca.

Já o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, sublinhou “a melhoria das condições de trabalho”, proporcionadas por esta requalificação. “São as condições que os tempos modernos exigem para a prestação dos cuidados de saúde em proximidade, não só para os profissionais como para comunidade que sabe que tem um serviço ao qual pode recorrer”.

O governante pareceu ainda não esquecer “o caminho que é necessário fazer ao nível dos recursos humanos”, que deve ser feito através do “reforço do investimento, da contratação de profissionais e do aumento do financiamento da atividade das Unidades Locais de Saúde”.