1 Abril 2024      10:52

Está aqui

Festa da Arte em Rede da Região Alentejo com apoio da DGArtes

A FARRA – Festa da Arte em Rede da Região Alentejo vai beneficiar do apoio da DGArtes, no valor de 120 mil euros, no âmbito do programa de apoio financeiro da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

Em comunicado, a Câmara Municipal de Elvas explica que este é um projeto do município, que tutela o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE). É um evento multi e transdisciplinar de artes visuais que articula um programa de residências, 30 exposições inéditas, um programa de performance, 10 laboratórios de mediação, o ciclo Território Falante, uma Biblioteca de Arte, e edição de um catálogo.

É promovido pelo Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), a Appleton Associação Cultural, a Córtex Frontal e a Câmara Municipal de São João da Madeira – Centro de Arte Oliva (CAO).

O núcleo central de programação da FARRA irá decorrer entre 28 de junho e 25 de agosto de 2024, em vários espaços da cidade de Elvas, que irão funcionar como extensões do MACE.

“A parceria permite uma maior amplitude geográfica, desenrolando-se em três regiões do país e incluindo instituições com perfis distintos (duas municipais que ativam a arte contemporânea a partir de coleções privadas, MACE e CAO, duas sem fins lucrativos, sendo uma de acolhimento de residências, Córtex, e outra de produção de projetos de arte inéditos, Appleton)”, acrescenta a mesma fonte.

A segunda inclui mais 25 entidades, cuja colaboração assenta na apresentação de exposições inéditas nas várias extensões do MACE.

Assim, cada entidade irá apresentar uma exposição concebida ou adaptada a um espaço específico de Elvas, Património Mundial pela UNESCO. Desta forma, “aproximar-se-á a arte contemporânea e património através de estratégias expositivas inovadoras”.

“Elvas será mostrada através de um circuito de arte que promove o património, auxilia a regeneração urbana e do envolvimento da comunidade artística e associativa da cidade e da região”, explica a autarquia.

São vários os concelhos e instituições desta região já envolvidos no projeto e comprometidos com a circulação de públicos de vários escalões etários e interesses específicos, encarando a FARRA como evento regional.

 

Fotografia de observador.pt