1 Abril 2024      11:15

Está aqui

Festival Imaterial celebra igualdade e liberdade em maio

Mísia, cantora

O Festival Imaterial vai regressar a Évora para a sua 4.ª edição, de 17 a 25 de maio.

De acordo com a Câmara Municipal de Évora, durante estes dias “a cidade transforma-se num local de transmissão de saberes e culturas entre diferentes povos e gerações”.

Mísia (Portugal), emmy Curl (Portugal), Ustad Noor Bakhsh (Paquistão), Cocanha (Occitania) e Emel (Tunísia), uma das vozes mais importantes da Primavera Árabe, são os primeiros artistas a integrar o cartaz deste evento que acaba de ser distinguido com o Prémio “Contribution to Equality” (Contribuição para a Igualdade) nos Iberian Festival Awards.

Segundo a organização, “esta edição pretende ter como foco as novas gerações, privilegiando, precisamente, a criatividade dos mais novos e o diálogo com clássicos, dentro dos seus variados estilos”.

Assim, pretende-se “fazer jus ao prémio, que reflete o plano de igualdade que o programa do Imaterial tenta promover ao nível das diferentes geografias, dos estilos musicais, das idades, dos géneros”.

Para Carlos Seixas, diretor artístico do evento, “o festival é um espaço de liberdade, de criação de oportunidades, de defesa da livre circulação artística, presta tributo a músicos imigrantes, à experiência de viver longe de onde estão as suas raízes, à música que nasce destes artistas e que emerge nas suas comunidades”.

Para Carlos Pinto de Sá, presidente do município, “Imaterial, cumprindo Abril, promove a inclusão e a paz e transforma pela Cultura!”.

A programação desta edição volta a realizar-se dentro e fora das muralhas da cidade e inclui propostas de áreas culturais diversificadas como música, cinema, conversas, conferências, visitas a lugares de memória e património e atividades dirigidas a crianças e famílias.

Em 2024, o Festival Imaterial reforça, também, a parceria com a IN2PAST que, nesta edição, vai coincidir com a primeira Escola Doutoral / Boot Camp In2Future de 18 a 24 de maio.

As primeiras confirmações desta edição estão associadas à programação musical do evento e incluem artistas nacionais e internacionais que, de alguma forma, se relacionam com o tema da Liberdade e o interpretam nas suas obras.

Na passada edição, o Festival Imaterial contou com mais de 6 mil espectadores. Este ano o objetivo é “crescer em visitantes e participantes nas diversas secções do festival, reafirmando o Imaterial como um ponto de encontro, neste que é um dos eventos inscritos no programa geral da candidatura vencedora de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027, no ano em que se comemoram os 50 Anos do 25 de Abril”, esclarece a autarquia.

 

Fotografia de luxwoman.pt