27 Abril 2024      10:31

Está aqui

Bairro islâmico/árabe do século X descoberto em Évora durante construção de hotel

O antigo Convento do Carmo, em Évora, está prestes a ser transformado num hotel com 51 quartos, alguns dos quais serão subterrâneos. Durante os trabalhos de construção, uma obrigatória prospeção arqueológica revelou um tesouro arquitetónico e histórico: um bairro islâmico/árabe que remonta aos séculos X e XI, quando os povos do Norte de África ocuparam a região.

O bairro está notavelmente bem preservado, com estruturas ainda intactas, algumas com até três metros de altura. As casas são tipicamente "mouriscas", com ruas pavimentadas, ombreiras de portas, armários, uma adega e vestígios do que se acredita ter sido a primeira mesquita da cidade.

Apesar do parecer favorável da Direção Regional de Cultura para o projeto de construção do hotel, que implica a destruição deste património, a tutela está a acompanhar o processo. Existe a possibilidade de o parecer ser alterado para uma solução que salvaguarde o património descoberto. Foi constituído um grupo de trabalho para avaliar a importância do achado.

As escavações, iniciadas em 2019, estão a ser conduzidas por uma empresa privada de arqueologia sediada em Viseu, que já apresentou um relatório preliminar de interpretação do espaço.

 

Fonte e Imagem de cmjornal.pt