19 Janeiro 2021      10:55

Está aqui

Almodôvar quer o encerramento das escolas e a vacinação nos lares do concelho

António Bota, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar

O presidente da Câmara de Almodôvar, António Bota, defende o encerramento das escolas no concelho devido ao “número de casos de covid-19” que “tem vindo a crescer exponencialmente”.

De acordo com a Renascença, o pedido já foi enviado à Entidade de Saúde Pública distrital, que é quem tem competências para autorizar o fecho total dos estabelecimentos de ensino, em conjunto com a Direção Regional de Educação do Alentejo.

Segundo António Bota, neste momento, “estão seis turmas em isolamento profilático (cinco no ensino preparatório e secundário e uma no jardim de Infância), há 21 professores do agrupamento de escolas em isolamento e ainda quatro motoristas do município, também em isolamento profilático”. Além disso, “cerca de 20 colaboradoras estão igualmente em isolamento e os espaços culturais estão encerrados, por imposição legal”.

Para o presidente, não “resta outra alternativa senão solicitar este encerramento, por 15 dias, até que a situação atual se resolva por via da legislação sobre os dias de confinamento”.

“Esta seria a melhor solução para o concelho, sendo que ao nível escolar temos problemas em garantir transportes de estudantes, em higienizar regularmente os espaços, em garantir vigilância e apoio aos alunos, basicamente, em fazer funcionar os serviços e a logística educativa com as condições básicas de segurança e higiene”, lamenta o autarca.

Assim, a autarquia aguada a decisão da Saúde Pública para poder avançar com o fecho das escolas no concelho.

Adicionalmente, o presidente da câmara defende também a vacinação contra a covid-19 em todos os lares e IPSSs do concelho “o mais rapidamente possível”. “Antes que a covid-19 assole os mais vulneráveis, é imperativo avançar já com a vacinação”, defende o autarca, que acrescenta que irá disponibilizar “todos os transportes municipais e toda a logística” para que a vacinação possa avançar.

 

Fotografia de sulinformacao.pt

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.