27 Abril 2023      11:01

Está aqui

Alentejo enfrenta nova onda de calor

As temperaturas já se encontram mais elevadas do que o habitual para a época do ano, mas a tendência é para que estas continuem a subir, subida que pode ser de mais 6 graus.

A subida de temperatura prevista para esta semana pode também fazer com que sejam batidos recordes, alguns com mais de sete décadas, nota a MAGG. 

No dia de hoje, quinta-feira (27), vão ser registadas temperaturas elevadas em todo o território nacional, especialmente no interior sul do Alentejo, no Ribatejo e na Beira Baixa, onde os termómetros poderão atingir os 37ºC. 

Ao contrário do que se tem verificado até aqui, agora também as noites vão ter temperaturas mais elevadas.

“São esperadas subidas de 3 a 6 graus das temperaturas máximas, que deverão atingir 10 graus acima do normal em alguns locais do Centro Sul. É preocupante”, considera Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), citada pela MAGG.

A meteorologista tinha já confirmado ao Correio da Manhã que está agora a começar uma terceira vaga de calor, sendo esperado que as temperaturas altas se mantenham durante vários dias, baixando apenas ligeiramente durante o próximo fim de semana.

Assim, hoje são esperados 35ºC em Beja e 34ºC em Évora, embora as temperaturas também sejam elevadas em Santarém (34.ºC), Setúbal (33ºC) e Lisboa (32ºC).

Situação semelhante vai verificar-se amanhã, sexta-feira (28), embora as temperaturas máximas tenham uma ligeira descida, tendência que vai prolongar-se até ao fim de semana. No entanto, na segunda-feira (01), as temperaturas voltam a subir em todo o país, que vai contar com céu pouco nublado ou limpo.

Esta situação é explicada pela massa de ar quente, originária do norte de África, que está a chegar a Portugal e que por aqui vai manter-se nos próximos dias. Esta massa de ar quente vai provocar a subida das temperaturas, que poderão atingir recordes com várias décadas – por exemplo, se Beja atingir os 36ºC, como é expectável, será batido o recorde de alta temperatura para a época do ano, que se fixou nos 33,2.ºC de máxima, no ano de 1945. Em Évora, estão previstos 35ºC que, a verificarem-se, vão ser a temperatura mais alta para a época desde 2008, ano em que houve um registo de 32,4ºC, refere o Correio da Manhã, citado pela MAGG.

 

Fotografia de publico.pt