13 Agosto 2017      14:35

Está aqui

ÁGUA: RESTA MENOS DE 8% DA BARRAGEM DO MONTE DA ROCHA EM OURIQUE

A barragem do Monte da Rocha em Ourique, que serve 5 concelhos do Baixo Alentejo, está a menos de 8% da sua capacidade e tem o nível das águas de tal maneira baixos que deixou à vista uma aldeia submersa que não se via há mais de 30 anos. Está proibido o beberamento de animais naquela albufeira, os furos da região secaram na totalidade e em muitas das localidades já só chega água transportada em autotanques.

Acrescem ainda as preocupações com a qualidade da água daquela barragem já que esta tem uma albufeira muito plana, que aquece muito facilmente com o calor e, desse modo, provoca uma diminuição da taxa de oxigenação, causando a morte da fauna piscícola.

Na semana que terminou o governo adjudicou uma empreitada e lançou dois projectos para reforçar o abastecimento de água no concelho de Ourique, num investimento avaliado em 5,7 milhões de euros e que prevê o reforço da adução ao RV6 em Mértola e a adução à zona noroeste de Mértola, mediante a ligação destes sistemas às albufeiras do Monte da Rocha e Guadiana Sul, fazendo aí chegar a água do Alqueva.

Imagem de capa de Rádio Ourique.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.