10 Dezembro 2023      11:33

Está aqui

Aeroporto de Beja distinguido mundialmente pela gestão de carbono

O aeroporto de Beja, a par com o da Madeira, Ponta Delgada e Toulon-Hyères (França) conquistaram o Nível 5 do programa de Acreditação Carbono Aeroportuária. Estes quatro aeroportos, todos geridos pela VINCI Airports, destacam-se como pioneiros ao alcançar este nível, que representa a certificação mais elevada no que diz respeito à gestão de carbono.

A Acreditação Carbono Aeroportuária, no Nível 5, é uma certificação abrangente que visa orientar as empresas para alcançarem emissões líquidas de carbono zero. Os requisitos incluem a redução massiva das emissões de carbono em termos absolutos, sendo que os aeroportos devem demonstrar uma redução mínima de 90% das emissões de CO2 sob o seu controlo.

A redução expressiva das emissões por parte dos aeroportos em questão é notável, com destaque para Ponta Delgada, que reduziu 96,16% das suas emissões diretas entre 2014 e 2022, a Madeira com uma redução de 96,74%, e Beja alcançando uma redução impressionante de 98,1% no mesmo período.

A ANA Aeroportos de Portugal, com seus 10 aeroportos, aderiu à estratégia ambiental da VINCI Airports, colocando três aeroportos portugueses entre os 10 melhores do mundo com a acreditação Nível 5, enquanto os outros sete possuem acreditação Nível 4+. A implementação de iniciativas como o programa de produção fotovoltaica e o programa de descarbonização florestal destaca o compromisso da VINCI Airports com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.

 

Fotografia de dnoticias.pt