15 Maio 2024      10:21

Está aqui

Redondo comemora Dia Internacional dos Museus

O município de Redondo prepara-se para celebrar o Dia Internacional dos Museus com diversas iniciativas que decorrem durante o próximo fim de semana (dias 18 e 19).

Sublinhando, em comunicado, que os museus “devem ser espaços abertos, dinâmicos, plurais, vividos”, o município anuncia que decidiu, no âmbito desta iniciativa, levar o Museu do Barro até ao Centro Cultural de Redondo, local que recebe uma exposição e espaços de experimentação e trabalho do barro e da tradição cerâmica.

O Centro Cultural de Redondo recebe as iniciativas previstas para a tarde de sábado (18). Às 16:00, começa a “Mãos no barro”, uma mostra de trabalho ao vivo, com Francisco Rosado, da Olaria XT. À mesma hora, inicia-se também uma Mostra de Azulejos da II edição da Oficina de pintura de Azulejos realizada no Museu do Barro. Para as 17:00, está marcada a inauguração da exposição “Moldar, Riscar, Pintar: do barro se faz arte”, que apresenta uma seleção fotográfica do levantamento efetuado no Projeto Terra, composta por imagens de Pedro Vilhena e José Miguel Soares. A iniciativa conta ainda com animação musical por parte do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Já no Museu do Barro, vai ser inaugurada uma exposição que promete deixar os visitantes “de nariz no ar” e não vai faltar o gaspacho que “refresca a alma”, conclui o município, no mesmo documento. Isto porque, para domingo (19), o programa inclui, a partir das 10:00, a exposição “Barro de Nariz no Ar: vasos decorativos na arquitetura de Redondo”, uma exposição fotográfica, que inclui um passeio pela vila para observação dos exemplares. Pelas 13:30, há “Gaspacho de Alguidar”, com Vicente Quadrado, estando a animação musical a cargo do grupo “Pele e Fole”. A participação nesta iniciativa, que tem um custo de 10 euros, exige a realização de inscrição para o email rmataloto@cm-redondo.pt, até ao dia de hoje, quarta-feira (15). O programa termina com um passeio musicado pelo centro histórico de Redondo, com o grupo “Pele e Fole”, na Igreja do Convento de Santo António. 

 

Fotografia de noticiasaominuto.com