30 Março 2021      09:47

Está aqui

Calçada de rua em Nisa homenageia a olaria pedrada

A rua de Santa Maria, no centro de Nisa, está a ser calcetada a barro e mármore, criando um padrão familiar, habitualmente visto nas peças de olaria pedrada, uma arte local cuja candidatura vai ser apresentada a Património Imaterial da Humanidade.

Segundo a SIC, a obra deverá terminar em maio. Nos 100 metros da pequena rua, é possível ver já o padrão desenhado com pequenas pedras de tijolo, a imitar a cor do barro, e de mármore, de cor semelhante ao quartzo.

Idalina Trindade, presidente da câmara de Nisa, explica à SIC que “mandámos fazer propositadamente os cubos em barros e através do mármore, fazem-se os desenhos brancos, tal como é aplicado na olaria pedrada de Nisa. Alguns dos cubos, cerca de 90, têm pequenos LED brancos que à noite serão iluminados (…) e no verão a rua terá nebulizadores refrescantes para que seja agradável visitar e percorrer a rua”.

Note-se que a olaria pedrada é um tipo de artesanato assente em peças de barro que depois são ornamentadas com pequenas pedras de quartzo. Quase sempre com motivos florais, o quartzo é incrustado à mão no barro ainda mole.

A autarquia está ainda a preparar uma candidatura a Património Imaterial da Humanidade, de forma a preservar esta arte e este saber-fazer. “Ter aqui um selo de qualidade, que lhe acrescentará valor e que acrescentará também o brio e a vontade de mais oleiros poderem fazer deste ofício tão digno e tão importante a sua arte e o seu meio de subsistência”, acrescenta a autarca.

 

Fotografia de cm-nisa.pt