9 Janeiro 2024      10:59

Está aqui

Vila Viçosa prioritiza obra do Cineteatro Florbela Espanca

Inácio Esperança, presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa

A conclusão da obra de reabilitação do Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, é uma das prioridades do orçamento da câmara para este ano.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Vila Viçosa, Inácio Esperança, indicou que a obra de reabilitação do equipamento cultural, cuja conclusão está prevista para julho deste ano, tem destinada uma verba de “1,6 milhões de euros”.

Recorde-se que o Cineteatro Florbela Espanca foi afetado por um incêndio, que ocorreu no dia 31 de julho do ano passado, enquanto decorriam as obras de recuperação, que foram depois retomadas.

Além da conclusão desta empreitada, outras das prioridades da câmara alentejana para este ano são a candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o desenvolvimento da Estratégia Local de Habitação (ELH).

Segundo Inácio Esperança, estes projetos estão previstos no orçamento do município, que este ano totaliza os 15 366 245 euros e é superior “em 2,1 milhões de euros ao de 2023”, devendo-se a subida às verbas de 1,6 milhões de euros para o cineteatro e de um milhão para a ELH.

O município prevê ainda avançar com a implementação da Casa-Museu Florbela Espanca, efetuar reparações de arruamentos na vila e em São Romão, Bencatel e Pardais, requalificar a via de acesso ao loteamento de São Domingos e beneficiar a Estrada Municipal 509 entre Vila Viçosa e São Romão.

Requalificações urbanas em Bencatel e São Romão, reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Vila Viçosa, assim como a construção das ETAR de Pardais e São Romão, são outras obras previstas para 2024, segundo o presidente do município.

“Os investimentos que queremos fazer estão alinhados com o desenho da estratégia da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial”, afirmou o responsável.