5 Julho 2023      12:20

Está aqui

Reguengos de Monsaraz garante cuidados de saúde primários

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz assinou com a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA), no passado dia 21 de junho, um acordo que “define os princípios gerais para a criação das condições necessárias para garantir a prestação de cuidados de saúde primários na Unidade de Saúde Familiar de Reguengos de Monsaraz (USF REMO) e nas extensões de saúde do concelho”.

Em comunicado, a autarquia refere que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, assistiu à assinatura do acordo e homologou de imediato o documento, que “terá posteriormente protocolos específicos de cooperação”.

Assim, o acordo prevê que a ARSA “apoie a constituição da equipa de médicos de medicina geral e familiar com base nas medidas de apoio à fixação de médicos de família no concelho promovidas pela autarquia, para que a USF REMO transite para o modelo B no prazo de seis meses”.

Adicionalmente, o documento prevê ainda “o apoio para a instalação de Balcões SNS 24 nas freguesias rurais do concelho”, além de garantir “a afetação dos recursos humanos necessários ao funcionamento e desenvolvimento das atividades relacionadas com a prestação de cuidados de saúde primários no concelho”.

Manuel Pizarro, que esteve em Reguengos de Monsaraz no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo”, manifestou todo o seu apoio para que a USF REMO passe para o modelo B até ao final do ano.

Já Marta Prates, presidente do município, anunciou que, devido à implementação do Regulamento Municipal de Apoio à Atração e Fixação de Médicos de Família, vão começar a trabalhar na USF REMO mais dois médicos de família.