23 Outubro 2023      10:51

Está aqui

Ourique torna a bolota a rainha da gastronomia local

O município de Ourique promove, de 4 a 11 de novembro, a primeira edição da Semana Gastronómica da Bolota nos restaurantes do concelho, tendo em vista “dar palco à gastronomia local e atrair os apreciadores da boa mesa”.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Ourique explica que, “considerando a gastronomia alentejana como elemento fundamental na estratégia de desenvolvimento sociocultural, patrimonial e económico do território”, o município irá preservar “um dos seus frutos mais importantes” nesta iniciativa.

Durante oito dias, pretende-se que os restaurantes aderentes do concelho de Ourique “deem a conhecer na sua ementa diária, pratos gastronómicos regionais, onde a bolota se destaca como ingrediente”.

O evento, além de promover os produtos lançados pelo município, nomeadamente o pastel de bolota de Ourique e a empada de porco alentejano, pretende “celebrar o montado, a bolota e os ‘sabores e saberes’ associados aos mesmos”.

Outros objetivos da iniciativa passam por “dinamizar a restauração local em torno dos subprodutos do montado, promover a criatividade e a inovação gastronómica na restauração local, incentivar o crescimento do segmento Turismo Gastronómico e valorizar a marca ‘Ourique, Capital do Porco Alentejano’”.

A autarquia salienta ainda que a bolota “foi um dos meios de subsistência dos portugueses”, sendo apanhadas diretamente da árvore ou do chão e cozinhadas de várias maneiras. “Nas últimas décadas, a bolota tem sido utilizada sobretudo para alimentar animais, como o porco de raça alentejana, mas já foi um dos alimentos mais importantes para a sobrevivência das populações rurais humanas na Península Ibérica”, destaca a mesma fonte.

 

Fotografia de theuniplanet.com