17 Agosto 2023      11:08

Está aqui

O poder da carta de apresentação para impressionar

Encontrar um novo emprego traz, na atualidade, desafios que outrora não se enfrentavam. Já não basta um bom currículo, sendo também necessário ter complementos que o façam destacar-se da concorrência.

A carta de apresentação é um desses complementos, já que tem o poder de criar uma primeira impressão memorável. Saiba como criar a carta de apresentação que vai impressionar os recrutadores e garantir a vaga que tanto anseia.

 

O primeiro contacto é essencial

A carta de apresentação é, no fundo, a primeira impressão que um recrutador terá de si. Se o currículo explora as suas conquistas profissionais e habilidades, a carta de apresentação permite que possa quantificar esses feitos de forma criativa.

Por exigir habilidade, criar um documento mais criativo pode à primeira vista parecer um pouco desafiador. Entretanto, hoje existem plataformas com modelos de cartas de apresentação concebidas por especialistas, as quais são eficientes e podem o ajudar a dintinguir-se dos demais candidatos.

Após ultrapassada essa fase inicial, há que perceber como quer dar início à carta de apresentação. Isto porque será a frase de abertura que vai prender a atenção do leitor.

O primeiro conselho é evitar frases genéricas e clichés, e ir diretamente ao assunto. Dessa forma mostrará ao recrutador que não está ali para o fazer perder tempo e que tem coisas relevantes para mostrar.

Pode começar por demonstrar uma conquista alcançada, que faça sentido ressaltar tendo em consideração o contexto da empresa em questão. É neste ponto que é necessário ter em conta a personalização.

 

Aposte na personalização

Um recrutador facilmente notará se enviar uma carta de apresentação genérica que está direcionada para todas as empresas. É essencial que pesquise sobre os valores, cultura e recentes projetos da empresa em questão, de modo que esses pormenores possam ser mencionados de forma orgânica.

Isso acabará por mostrar ao recrutador que possui interesse nos valores daquela empresa específica, e também que sabe fazer o trabalho de casa de pesquisa. Dessa forma também poderá destacar o seu compromisso e identificação com a organização à qual se está a candidatar.

Na atualidade, as empresas não estão em busca apenas de profissionais qualificados. Procuram também profissionais que se alinhem com a sua cultura e, por isso, na carta de apresentação pode partilhar exemplos de experiência que se alinham com a cultura da organização.

A carta de apresentação deve ser o local para destacar conquistas relevantes, se possível com dados palpáveis. Caso tenha feito algo recente com impacto real, pode mencionar o período em que isso ocorreu e os números positivos que gerou.

Termine em grande

Se o início da carta de apresentação é importante, o final é igualmente imperativo. Deve demonstrar entusiasmo por abraçar um novo projeto e agradecer sempre pela oportunidade.

É importante deixar a imagem de que está aberto a dar mais detalhes e a marcar presença numa futura entrevista presencial. Deve evitar divagações e ser conciso naquilo que quer demonstrar.

Um pormenor importante essencial para manter a sua credibilidade é rever bem a carta de apresentação antes de a enviar. Não vai querer enviar uma carta com erros gramaticais ou mesmo de escrita que o possam prejudicar. Pode também pedir a alguém para rever a carta por si, a fim de perceber onde pode melhorar.

Destaque tudo o que achar importante, com clareza na comunicação do início ao fim. Mostre que se alinha com os valores da empresa e deixe de lado as divagações. Esta estratégia pode ser o complemento ideal que o seu currículo precisa. Se quer mesmo impressionar um recrutador e tem coisas importantes para contar, é um caminho importante a seguir.