20 Dezembro 2023      11:17

Está aqui

Mértola desafia população a plantar 1000 azinheiras

O município de Mértola, em parceria com a Estação Biológica de Mértola (EBM) e o BIOPOLIS – CIBIO, está a promover a iniciativa “Plantar 1000 azinheiras no concelho de Mértola”, com o objetivo de contribuir para a reflorestação e o restauro ecológico.

Em comunicado, a autarquia refere que a azinheira (Quercus rotundifolia) é uma das principais árvores do mediterrâneo. “Apesar da sua resiliência, os povoamentos de azinheira encontram-se em declínio”, adianta a mesma fonte.

“As causas da mortalidade devem-se a um conjunto complexo de fatores, muitos deles de origem antrópica, como as más práticas agrícolas, mas também às alterações climáticas, a pragas e a doenças”, acrescenta o comunicado.

De forma a contrariar esta tendência, o município lança o desafio a toda a população, sob o mote “se queremos ir longe, devemos ir em grupo”.

Os interessados em participar neste projeto poderão fazê-lo através de diversas ações, nomeadamente a recolha de bolotas e consequente entrega na EBM, até ao fim de dezembro; a germinação de bolotas em casa, “utilizando vasos comuns ou vasos alternativos, a partir embalagens de água ou leite descartáveis”; e ainda “auxiliar na plantação das azinheiras por todo o concelho de Mértola, prevista para o início do outono de 2024”.

 

Fotografia de viveirospinheiromanso.pt