18 Abril 2023      11:31

Está aqui

Já há concelhos do Baixo Alentejo em seca severa

Apesar de o verão ainda não ter começado, há já vários concelhos do Baixo Alentejo que se encontram em situação de seca severa, fez saber o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com uma reportagem da CNN Portugal, citada pelo Agroportal, os produtores de gado estão preocupados com este problema, uma vez que os animais têm pouco para comer nos campos e, por isso, têm de ser alimentados com ração ou com feno, o que faz com que a criação de animais, neste caso, de vitelos, fique mais cara e, por isso, tenha lucros mais reduzidos.

Para além disso, está também a tornar-se cada vez mais difícil encontrar pessoas que vendam feno.

Dadas as dificuldades com que se deparam, alguns produtores já equacionam vender animais, de forma a evitar que estes passem fome.

A reportagem da CNN esteve em Moura, onde existem vários olivais e explorações que ficam perto da Barragem de Alqueva. Apesar de os canais de rega estarem prometidos há já duas décadas, a sua construção ainda não foi feita, o que poderá fazer com que a água, que já falta nos campos, falte também aos animais.

Com as temperaturas a rondar os 30 graus e sem haver sinal de chuva, a margem esquerda do Guadiana já se encontra em seca severa.

 

Fotografia de visao.sapo.pt