10 Maio 2024      10:07

Está aqui

Festival ComDança anima Santiago do Cacém durante os próximos fins de semana

A 2.ª edição do Festival ComDança, que promete animar o concelho de Santiago do Cacém durante três fins de semana, começa já amanhã, sábado (11), e apresenta um programa que inclui, entre outras propostas, espetáculos, oficinas, apresentações, momentos dançantes e convívios.

O certame, que é promovido pela Associação Artística e Cultural – A Dançarita, pretende divulgar a dança no litoral alentejano, envolvendo a comunidade local e oferecendo um momento de celebração e convívio através da arte e da cultura.

De acordo com os promotores, citados pela agência Lusa, a edição deste ano do festival, que tem “A Dança é Para Todos” como mote, decorre até ao dia 26 de maio, estendendo as suas iniciativas a Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, Alvalade e Ermidas-Sado, para “dias cheios de energia, movimento e expressão artística”.

“Nesta segunda edição tentamos alargar o nosso campo de ação e conseguimos estar em mais freguesias do concelho de Santiago do Cacém, com três fins de semana de programação em vários locais diferentes”, afirmou Rita Esperto, diretora artística e pedagógica da Dançarita, em declarações à Lusa.

Este festival, que apresenta uma programação variada, oferece “espetáculos de várias companhias de dança, oficinas de dança nas quais as pessoas são convidadas a participar, momentos dançantes e convívios para celebrar a dança em contextos e formatos diferentes”, referiu.

“Estamos otimistas que esta edição tenha ainda mais adesão do público, uma vez que, no ano passado, surpreendeu-nos a forma como o público aderiu” a este evento, que é, sublinhou a responsável, “totalmente gratuito”.

O festival começa às 16:00 de amanhã, sábado (11), no Monte do Paio, na Lagoa de Santo André, com diversas apresentações de música e dança contemporânea e ainda uma Oficina de Danças Tradicionais do Mundo, dinamizada por Leónia Oliveira.

No dia seguinte, domingo (12), o certame passa para Vila Nova de Santo André, mais concretamente para o Centro de Atividades Pedagógicas Alda Guerreiro, local que recebe uma sessão de ballet e ainda oficinas de música para bebés, de movimento criativo, de dança em família e de dança contemporânea.

No mesmo dia, é ainda promovida a Mostra de Dança de Jovens Artistas, que tem início marcado para as 16:00 e que “dará oportunidade a qualquer jovem de mostrar o seu talento ao público”.

No dia 17 (sexta-feira), a Companhia de Dança de Almada apresenta, no Auditório Municipal António Chainho, em Santiago do Cacém, o espetáculo “O Fio da Macaquinha”.

Já no dia 18 (sábado), o festival passa pela Tapada dos Condes de Avillez, junto ao Castelo de Santiago do Cacém, com o espetáculo de dança contemporânea “Brotar em Mim”, da Companhia ComPasso, e com um momento dançante com o DJ Xoices.

Para o dia 26 de maio (domingo), o último do evento, estão previstas oficinas para crianças e adultos e apresentações de dança, que vão decorrer no Auditório Municipal de Alvalade, durante a manhã, e no Cine Teatro Vitória Artur de Sousa Pinto, em Ermidas do Sado, durante a tarde.

A Associação Artística e Cultural – A Dançarita, criada no ano de 2016, é responsável pela gestão de uma Escola de Dança, frequentada por cerca de 60 alunos, a partir dos três anos de idade, nas áreas de dança criativa, dança contemporânea e ballet, da Companhia de Dança ComPasso e do Festival ComDança.

 

Fotografia de adancarita.com