10 Março 2023      14:42

Está aqui

Évora inicia salvaguarda do Cromeleque dos Almendres

O Cromeleque dos Almendres, localizado junto à aldeia de N.ª Sr.ª de Guadalupe, em Évora, vai ser alvo de medidas de salvaguarda e valorização.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Évora refere que “este importante sítio arqueológico, imponente pela sua singularidade e dimensão tanto física como de valor patrimonial, não deixa de ser um elemento frágil”, “vulnerável à ação do Tempo e do Homem”.

Neste sentido, o monumento megalítico vai ser alvo de um conjunto de trabalhos preparatórios “que irão otimizar as condições para a implementação do Projeto Global de Salvaguarda e Valorização do Cromeleque dos Almendres”.

Numa primeira fase, o município “iniciou trabalhos de reposição de solo e coberto vegetal em todo o espaço de implantação do monumento”, de forma a “atenuar a ação nociva da erosão, salvaguardando assim a solidez da implantação dos elementos líticos”.

Durante o decorrer desta ação, vai ser ainda necessário “interditar a circulação no interior do recinto do Cromeleque, prevendo-se a duração aproximada de seis meses”. Assim, a autarquia solicita “a melhor compreensão pelos constrangimentos que esta situação acarreta, e o respeito pelas áreas alvo de intervenção, não as perturbando”.

O Projeto Global de Salvaguarda e Valorização do Cromeleque dos Almendres é um trabalho elaborado pela Câmara Municipal, em articulação com a Direção Regional de Cultura do Alentejo e Direção Geral do Património Cultural.

 

Fotografia de escapadarural.pt