24 Julho 2023      10:07

Está aqui

Évora convidada a conversar sobre cultura até 2027

Uma estrutura móvel vai circular pelas aldeias e bairros de Évora e convocar a população para conversas e atividades culturais, num género de preparação para o ano do título de Capital Europeia da Cultura em 2027.

De acordo com a agência Lusa, este projeto, intitulado “No labirinto da cidade”, é liderado pela Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e consta no dossiê da candidatura (‘bid book’) de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027 (CEC2027).

Maria do Céu Ramos, secretária-geral da FEA, revela que “é um espaço físico que se desloca às aldeias e aos bairros para convocar e convidar o público, os artistas e os pensadores a dialogarem”.

Prevê-se que esta estrutura móvel, projetada pelo arquiteto João Mendes Ribeiro, possa começar a percorrer o território já a partir de 2024 ou 2025, e que funcione até ao ano de 2027.

“O projeto vai desenvolver-se ao longo do tempo, porque também é suposto semear ideias, desafios, convocatórias, em crescendo, até 2027, para que, nesse ano, as pessoas tenham já muita vontade de ser público da programação” de Évora CEC2027, sublinha a responsável.

Considerando que ainda há pessoas com “dificuldade em vencer a barreira de entrar num espaço cultural”, Maria do Céu Ramos explica que a iniciativa visa proporcionar à população “viver a arte e a experiência cultural perto da sua casa”.

“É uma forma de desconstruir barreiras, de aproximar as pessoas e de as convidar, de as incluir, de as tornar parte do processo de pensar a cidade, de construir a cidadania e de, através da arte e da cultura, promoverem a sua própria participação”, realça.

Recorde-se que a FEA é a única instituição privada que faz parte da comissão executiva de Évora CEC2027.

 

Fotografia de elpais.com