9 Setembro 2023      10:49

Está aqui

Évora celebra os 30 anos da Organização das Cidades Património Mundial

Para celebrar o 30º aniversário da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), a Câmara Municipal de Évora está a promover a exposição fotográfica "Évora nos Detalhes" no Jardim Público. Esta exposição consiste em 30 fotografias que destacam detalhes e perspetivas menos convencionais do Centro Histórico de Évora, convidando os visitantes a descobrir a cidade sem um itinerário específico. O presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, visitou a exposição, que estará patente até 30 de setembro.

Esta iniciativa visa realçar que o conjunto classificado de Évora não se resume apenas às grandes praças, casas nobres ou monumentos emblemáticos, mas inclui também a singeleza do casario e a beleza de portas, janelas e outros elementos que muitas vezes passam despercebidos.

A OCPM é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 8 de setembro de 1993, em Fez, Marrocos, e tem como missão valorizar e preservar o património histórico e cultural das cidades e sítios classificados como Património Mundial pela UNESCO. Atualmente, a OCPM reúne mais de 300 cidades e sítios classificados em todo o mundo.

Évora foi uma das cidades fundadoras da OCPM e, ao longo destes 30 anos, desempenhou um papel ativo na organização, participando em diversos projetos comuns. Recentemente, a cidade de Évora voltou a ter um papel de destaque ao integrar o Conselho de Administração e a Vice-Presidência da OCPM. Nesse contexto, contribuiu para a construção da nova estratégia conhecida como "Roteiro do Québec 2022-2024", aprovada durante o Congresso Mundial realizado em Québec, em setembro de 2022, que apresenta uma nova visão de sustentabilidade para as cidades e sítios classificados.