29 Fevereiro 2024      11:14

Está aqui

Empresa investe 50M€ em fábrica que vai fazer casas de madeira para a Comporta

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties

A Kōzōwood Industries, a empresa comprada em 2021 pela Vanguard Properties, inaugurou esta quinta-feira uma nova unidade de produção de estruturas em madeira para casas e edifícios, anunciando ainda a construção de uma segunda unidade, num investimento global na empresa de Esposende de 50 milhões de euros até 2025.

De acordo com o jornal ECO, a empresa de Esposende foi escolhida para produzir as casas de Madeira para o projeto de 2,3 mil milhões de euros na Comporta, que é composto por dois empreendimentos residenciais e turísticos com imóveis em madeira.

A construção da fábrica, situada em Esposende, juntamente com o investimento realizado em tecnologia e equipamentos, assim como a construção de uma segunda unidade que vai nascer ao lado do edifício já existente da Kōzōwood, vai implicar uma injeção de 50 milhões de euros por parte da promotora imobiliária até 2025.

Enquanto a nova fábrica contou com financiamento do PT2020, a segunda unidade terá capital do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, explica que “foi uma execução muito rápida“, adiantando que o ritmo de produção de casas com estruturas de madeira “vai acelerar”, fruto dos requisitos da União Europeia ao nível da sustentabilidade.

Além da produção para a Comporta, a Kōzōwood vai também ser chamada a fazer as estruturas de madeira para o projeto da Vanguard em Oeiras, o Foz do Tejo, onde a promotora vai construir 450 apartamentos e 15 moradias, além de uma parte de serviços, num investimento de 250 milhões de euros a cinco anos.

O investimento na nova unidade de produção da Kōzōwood Industries duplicou a área de implementação da unidade fabril e logística para um total de 30 mil m2 e do número de trabalhadores da empresa, que passará a ter a capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia.

Já a segunda unidade, numa área de 10 mil m2, vai permitir à Kōzōwood ter uma área coberta de 30 mil m2, no próximo ano.

 

Fotografia de eco.sapo.pt