12 Maio 2023      11:52

Está aqui

Alentejo e ZILS presentes em feira internacional de logística

João Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL, e Miguel Borralho, diretor da ZILS

A Invest in Alentejo, iniciativa da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo que conta com a parceria da aicep Global Parques, está representada numa das maiores feiras mundiais do setor logístico, a Transport Logistic 2023, que começou na passada terça-feira (09) e chega hoje, sexta-feira (12), ao fim, em Munique. A presença desta iniciativa tem como objetivos dar a conhecer as valências da ZILS – Zona Industrial de Sines, marcada “pelas excecionais condições para o acolhimento de empresas do setor logístico”, e promover as “vantagens estratégicas do Alentejo para a atração de investimento”, escreve-se em comunicado.

Em várias reuniões B2B (business to business), foram apresentadas as vantagens estratégicas do Alentejo, no âmbito da atração de investimento, apoiadas pela presença do Porto de Sines, que, devido à sua centralidade, permite à região estar no centro das principais rotas marítimas a nível mundial, facilitando o acesso ao território nacional e aos mercados espanhol e europeu, tendo sido igualmente destacadas as “condições únicas” de que a ZILS dispõe para acolher empresas do setor logístico.

Considerada uma das maiores feiras dos setores da logística, mobilidade, TI e gestão da cadeia de fornecimento a nível mundial, a Transport Logistic é vista como uma plataforma de negócios de excelência, que recebe mais de 60 mil pessoas, e que, por isso, “representa a oportunidade ideal para dar a conhecer as vantagens estratégicas” do Alentejo.

Citado em comunicado, Miguel Borralho, diretor da ZILS, refere que esta presença do Invest in Alentejo na feira “representa uma importante aposta na promoção e divulgação da região do Alentejo, consolidada como um dos locais estratégicos para a instalação de projetos de alto impacto nos setores da Indústria e Logística.”.

Segundo o mesmo documento, João Maria Grilo, presidente do Conselho de Administração da ADRAL, também considera “importante” a participação da Invest in Alentejo na Transport Logistic, referindo-se à ZILS como “uma das maiores plataformas logísticas e industriais do país e uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias para os mercados internacionais, o que contribui significativamente para o desenvolvimento económico da região.”.

“Outro fator importante é que esta participação contribui para a promoção da região do Alentejo como um destino atrativo para investimentos em logística e transportes. Com a participação na feira, a ZILS e a região do Alentejo reforçam a sua posição como um importante hub logístico e industrial, destacando as suas vantagens competitivas em relação a outras regiões e países”, acrescenta ainda João Maria Grilo.

A participação na Transport Logistic surge na sequência do Eixo Portos e Logística, da Invest in Alentejo. Trata-se de um projeto que conta com a liderança da ADRAL e com o financiamento do Programa Alentejo 2020 e que tem como missão “reforçar a internacionalização de bens e serviços da região Alentejo, assentes nos principais domínios da estratégia regional de especialização inteligente (EREI)”, conclui o comunicado.

 

Fotografias de cm-alandroal.pt e globalparques.pt