24 Janeiro 2015      18:19

Está aqui

8 Expressões que os bons comunicadores usam

Há expressões comuns entre os grandes comunicadores que garantem mais eficácia no transmitir das mensagens ao público. Estas expressões prepararão o ouvinte, a plateia, e isso pode ser essencial no passar da mensagem. Uma das bases de uma boa apresentação é preparar o ouvinte e são muito poucos os que gostam de passar o tempo a ouvir palestras sem nexo e com detalhes muito complexos. Para ser-se mais eficaz, John Brandon, em artigo do Inc.com, escreve algumas frases que servem para preparar o público, quer seja para uma notícia, algo importante ou complexo, ou só algum momento de entretenimento.

1.”Temos luz verde.” 

É sinal de alguém que é um bom comunicador. Cria um ambiente positivo na sala – marca a ausência de problemas e preocupações – alguém superior autorizou o início da apresentação, estão reunidas as condições, e começará algo que vale a pena ouvir. Marca o tom e abre os tópicos seguintes.

2. “Permitam-me voltar um pouco atrás…”

É um bom modo de enquadrar o discurso e reganhar a atenção. Essencialmente, é como dizer que já dissemos tudo mas que queremos enfatizar, ou relacionar, alguns detalhes, e vale a pena fazê-lo numa apresentação.

3.“Tenho uma resposta para vocês…”

Uma abordagem a frio, direta e sem rodeios. Quando alguém ouve que você pode ter uma resposta, toda a gente presta atenção. Parte dessa reação explica-se porque toda a gente quer ouvir o essencial do assunto em questão, repostas para os problemas, todos querem saber (ou ser parte) a solução.

4. O engraçado sobre isto é que…” 

Esta frase introduz uma explicação, o ouvinte sabe que o que se segue vale a pena ouvir e merece a atenção. Tal como “a luz verde”, prepara o ouvinte para algo positivo, encorajador e motivador.

5. “O meu raciocínio é este: (…)” 

Tal como “tenho uma resposta para vocês”, abre longas ou mais detalhadas explicações. O público fica preparado para receber essa explicação e a nota de que o que se segue será mais complexo.

6. “Deixe-me dizer-vos porque é que isto é importante…” 

É como acenar uma bandeira vermelha a meio do discurso! Mesmo que alguém não lhe esteja a prestar atenção, com esta frase acordará certamente para o que vai dizer. É uma pista que dá à plateia para aguçar a atenção.

7. “Vão achar isto engraçado…”

Cria empatia com o ouvinte e passa a mensagem de que conhece a plateia a quem se dirige e diz o que querem ouvir. A atenção aumenta quando gostamos de algo e esta frase prepara o ouvinte para isso mesmo, algo que gostará de ouvir e que que não será tempo desperdiçado.

8. “A história por detrás disto…”

Ninguém tem tempo para conversar muito, mas todos gostam de ouvir uma história intrigante. Quando diz a alguém que sabe algo, a pessoa relaxa, descontrai, pois não precisará de acrescentar nada à conversa, só assimilar. 

 

Fonte: Inc.com

Foto de HFLundenham

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.