19 Fevereiro 2024      10:43

Está aqui

Vidigueira lança nova colheita de 2023 do Vinho de Talha

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito acaba de lançar o “Vidigueira Vinho de Talha DOC”, a nova colheita das vinhas centenárias de 2023.

Segundo a adega, “as uvas que deram origem a este Vinho de Talha são provenientes de apenas 6 hectares de vinhas, propriedade de associados da adega que as disponibilizaram para este projeto”.

De acordo com a mesma fonte, “todos são unânimes em revelar o seu ‘elevado orgulho e expectativa’ por verem o seu trabalho recompensado, uma vez que entregaram uvas das castas brancas tradicionais: Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum, algumas delas quase em extinção”.

Note-se que o vinho de talha, “desenvolvido pelos romanos e trazido para Portugal há dois mil anos é, hoje, símbolo maior do Alentejo, região que tem sabido preservar este processo de vinificação tradicional”.

Esta técnica de fazer vinho em grandes vasilhas de barro, as ânforas ou talhas, “está enraizado nos costumes culturais da região da Vidigueira e nos hábitos do povo do Alentejo”, e “esteve a ponto de desaparecer”.

Contudo, “nas últimas décadas, tem granjeado maior protagonismo junto dos consumidores, e cada vez mais produtores apostam nesta técnica de fermentação feita 100% em talha de barro – cada um inserindo as suas variações, consoante a tradição local e gosto pessoal”, acrescenta a mesma fonte.

 

Fotografia de adegavidigueira.pt