20 Fevereiro 2016      15:05

Está aqui

TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO ALENTEJO

Se antes “todos os caminhos iam dar a Roma”, parece que o novo destino de eleição dos turistas internacionais é o Alentejo. Segundo os últimos dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística, dia 16 de fevereiro, o Alentejo teve o seu melhor ano turístico de sempre em 2015. Ultrapassando a barreira de meio milhão de dormidas de turistas internacionais. Tendo um crescimento de 14,1% face a igual período do ano transato.

 

A maior fatia vem de Espanha, com 100 mil dormidas, revelando um aumento de 4,4%. Logo depois dos nossos vizinhos aparem os visitantes vindos do Reino Unido, que cresceram 25,1%, seguidos dos Holandeses 45,2%. A seguir ao pódio, estão os EUA 44%, a Bélgica 31,2% e o Brasil 5,7%.

 

Ao nível de hóspedes internacionais há uma subida homóloga de +15,3%, atingindo os 272,4 mil. E os proveitos globais aumentaram 15,6% face a 2014. O que faz deste “um ano turístico realmente fantástico para o Alentejo e mostra que estamos com a estratégia certa ao nível da promoção internacional do destino”, segundo o presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva.

 

Mas não é só na quantidade que o Alentejo se começa a tornar preferencial, mas também na qualidade. No entender do presidente da Entidade Regional do Alentejo/Ribatejo, António Ceia da Silva, o Alentejo está a “transformar-se num destino de excelência”. Em que, aliado a um poder de compra superior, o turista que visita a região do Alentejo/Ribatejo é hoje “mais culto, exigente e informado”.

 

O que, por sua vez, tem atraído o investimento privado, onde, “no último quadro de apoio comunitário de apoio foram investidos 394 milhões de euros”, sendo o turismo “o setor no Alentejo que no âmbito do sistema de incentivos teve mais de 50% de utilização dos fundos”, afirmou António Ceia da Silva, em declarações recentes.

 

Imagem: "Wandering the World", © Chris Ford.