Está aqui

Artigos publicados

JÁ ARDERAM MAIS DE 1300 HECTARES ALENTEJANOS

Só nos primeiros seis meses de 2017 – de acordo com o ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas - já arderam mais de 1300 hectares no Alentejo e ainda não está contabilizada a área ardida no mais recente incêndio de Niza.

A nível nacional, e segundo o EFFIS - Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, recorrendo a imagens de satélite, desde o início do ano e até 25 de julho já arderam em Portugal 122.220 hectares de floresta em Portugal, sete vezes mais do que a média dos últimos oito anos no mesmo período.

 

Imagem de flickr.com

ALENTEJO: SECA PREOCUPA E VAI PIORAR

Ainda não entramos em agosto e o Alentejo já verifica vários problemas no abastecimento de água às populações e na agricultura, tendo inclusive levado à transferência de peixes de umas albufeiras para outras.

A área em seca considerada extrema aumentou no interior do Alentejo – a nível nacional 78% do território, no fim deste mês, está em seca severa e extrema – de acordo com o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

UNIVERSIDADE DE ÉVORA COM MAIS PROCURA

Após terminar a primeira fase de candidaturas às pós-graduações, mestrados e doutoramentos da Universidade de Évora, a procura da universidade alentejana registou um aumento de cerca de 20%, face a 2016.

ÉVORA GANHA LABORATÓRIO VIVO PARA A DESCARBONIZAÇÃO

Évora foi uma das cidades nacionais escolhidas pelo Governo Português para receber um Laboratório Vivo para a Descarbonização.

De 35 cidades que apresentaram uma candidatura ao Fundo Ambiental foram escolhidas 12 e Évora está entre as selecionadas para este projeto que pretende tornar as cidades mais inovadoras, sustentáveis e inclusivas, e que estes fatores tenham reflexo na qualidade de vida dos cidadãos. Estes objetivos serão conseguidos através da tecnologia e promovendo um aumento da eficácia e redução do consumo de energia.

 

Imagem de ruralea.com

BEJA RECEBE FESTA DO CINEMA FRANCÊS

A 18.ª Festa do Cinema Francês vai andar pelo país e vai passar por Beja.

A capital sul alentejana será uma das 12 cidades nacionais a receber esta mostra de cinema francês que decorrerá de 5 de outubro e 12 de novembro.

Em Beja, a Festa chegará a 8 de novembro e durará 4 dias:

TERÇA 8 NOVEMBRO
21h30 “Victoria” de Justine Triet - comédia dramática, 2016, 1h37

 

QUARTA 9 NOVEMBRO
14h30 “Jamais Contente” de Émilie Deleuze - comédia, 2016, 1h29
*sessão escolar 10 > 15 anos

ANA MOURA, MATIAS DAMÁSIO E ANSELMO RALPH NA FEIRA D’AIRES

Já se conhecem os nomes fortes da tradicional Feira D’Aires em Viana do Alentejo, que se realiza há 266 anos.

Com início a 22 de setembro, Matias Damásio, Anselmo Ralph e Ana Moura são os nomes mais sonantes desta festa que durará até 25 de setembro, junto ao Santuário de Nª Sr.ª D’Aires.

UM CONCELHO ALENTEJANO NA VANGUARDA DA RECICLAGEM

O concelho alentejano de Alvito foi escolhido para ser piloto num projeto que pretende a recolha seletiva de resíduos porta a porta.

Pretende-se com este método que uma maior percentagem de materiais possa ser reciclada e que todos se sintam mais responsabilizados pela proteção e cuidado do meio ambiente.

O projeto é financiado pelo POSEUR 2020 e está em aberto a aquisição de uma viatura para a recolha de resíduos. Ao dispor dos munícipes estarão os equipamentos necessários para a correta deposição dos resíduos e posterior recolha.

OLIVEIRAS ALENTEJANAS INSPIRAM ARTISTA CANADIANA

Renée Gagnon é uma artista canadiana que reside em Portugal desde 1970.

Num fim de semana que passou em Monsaraz, ficou fascinada pelas oliveiras alentejanas. Daí para a frente dedicou-se à fotografia de oliveiras e, quatro anos depois, com fotografias de oliveiras de Portugal, Espanha e Itália, surge a exposição.

"Now and Ever" – composta por 15 fotos - está patente na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, até 30 de setembro.

SPAS ALENTEJANOS ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

Que o Alentejo era um dos melhores locais do mundo para relaxar não será novidade. Seja ele debaixo de um sobreiro ou num spa, Alentejo é Alentejo e, agora o Alentejo vê alguns desses spas e resorts distinguidos nos World Luxury Spa Awards 2017.

Desde 2011, os World Luxury Spa Awards 2017 são os prémios que distinguem os Resorts e Spas de luxo que se evidenciam ao apresentar inovações e/ou subir o nível de exigência e qualidade.

"A SALTO" EM ELVAS

Começou ontem e durará até domingo a tomada artística da cidade de Elvas, o festival "A Salto", que vai encher a cidade raiana com arte contemporânea.

Promovido pela associação local Umcoletivo, esta é a segunda edição do festival e espera ter 2 mil pessoas no total dos espetáculos de cinco dezenas de artistas de todo o mundo e que apresentarão a sua arte em artes performativas, exposições, fotografia, teatro etc.

Os projetos que vão ser apresentados no centro histórico da cidade de Elvas, num evento que conta com o apoio da Câmara Municipal de Elvas.

 

Páginas