13 Fevereiro 2023      09:30

Está aqui

Swimrun acontece pela primeira vez em Tróia

Tróia irá receber, pela primeira vez, a prova desportiva Swimrun – uma combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas – a 16 de abril deste ano.

Em comunicado, a autarquia de Grândola refere que “esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, onde todo o percurso é feito com o material com que começa a prova”.

Neste sentido, os participantes irão percorrer “um percurso realizado ao ar livre que envolve múltiplas transições entre a natação em águas abertas (mar e rio), e a corrida por trilhos ao longo da faixa de areia dourada de Tróia (com cerca de 17 km de comprimento), pela laguna da Caldeira em pleno Estuário do Sado e pelas seculares ruínas romanas com a Serra da Arrábida como paisagem de fundo”.

Segundo a mesma fonte, as inscrições para as duas distâncias (distância standard de 28 km e distância Sprint de 18 km e individual) já se encontram abertas online.

Além disso, o município adianta que o evento vai também contar com uma versão direcionada para os mais novos. A idade mínima de participação são 6 anos e as inscrições são gratuitas através de envio de email para: swimrun.portugal@gmail.com.

A Câmara Municipal de Grândola acrescenta que a etapa de Tróia “é a estreia no circuito nacional Swimrun Portugal 2023”, juntando-se às etapas já apresentadas nos Açores (Ilha S. Miguel), Lagoa (Algarve), Tâmega (Entre-os-Rios), Zêzere (Abrantes), Vale do Lobo e Madeira (Machico).

“Neste momento, o Swimrun é um fenómeno global que conta com mais 700 corridas em vários países da Europa, com mais de 8 000 ‘finishers’ nos seus diversos formatos”, conclui a autarquia.

 

Fotografia de swimrun-advice.com