19 Setembro 2023      12:02

Está aqui

Sines: Refinaria da Galp vai parar em outubro e novembro

A refinaria da Galp, em Sines, vai parar durante os meses de outubro e novembro, para serem feitos trabalhos de manutenção que já estavam planeados, revelou um porta-voz da petrolífera nacional à Reuters, de acordo com o Jornal Eco.

O jornal adianta também que esta paragem já tinha sido anunciada por Filipe Silva, CEO da Galp, na altura da apresentação dos resultados referentes ao primeiro semestre do ano, embora não tivessem sido dados mais detalhes sobre o período de manutenção. No passado mês de abril, a empresa já tinha também revelado ao semanário Expresso que a paragem programada para o quarto trimestre de 2023 representaria um custo de 87 milhões de euros.

Esta paragem para manutenção não é, no entanto, a primeira. Em janeiro, algumas unidades da refinaria estiveram paradas durante 48 dias, o que teve um custo de 41 milhões de euros. Agora, tal como já estava previsto, vão ser as outras unidades a parar para manutenção.

De acordo com o Expresso, citado pelo Eco, a refinaria do litoral alentejano vai parar novamente em 2025, pela mesma razão, numa operação que tem um custo previsto de 60 milhões de euros.

Após o encerramento da refinaria de Matosinhos, a de Sines passou a ser a única no país, tendo capacidade para produzir 226 mil barris por dia.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com