18 Março 2023      11:36

Está aqui

Rega no Alentejo aumentou consumo de água

A empresa gestora do sistema Alqueva informou que houve um aumento no volume de água fornecido para rega em 2022 em comparação ao ano anterior. De acordo com o Relatório de Caracterização dos clientes da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) em 2022, foram fornecidos um total de 516.585.724 metros cúbicos (m3) de água aos clientes, sendo que o maior volume, 363.223.570 m3, foi destinado aos beneficiários dos perímetros do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA) e regantes precários.

O relatório ainda aponta um aumento no consumo de cerca de 15%, embora a EDIA negue que isso tenha sido causado pela seca que afetou a região. Além disso, a empresa também observa que houve um aumento na área inscrita, entrada em velocidade de cruzeiro dos novos olivais e amendoais, desfasamento entre os períodos de precipitação e da fase das culturas.

Os perímetros de rega confinantes ao EFMA também receberam um aumento de 230% no volume de água em 2022 em relação ao ano anterior, em parte devido à seca. O Sistema Global do Alqueva forneceu ainda água para captações diretas, abastecimento industrial e público.