13 Abril 2024      10:39

Está aqui

Porto de Sines mantém-se no top 15 europeu

O porto de Sines manteve-se no 14º lugar no top 15 dos maiores portos de contentores da Europa e foi um dos poucos a registar crescimento em 2023, conforme observado por Theo Notteboom.

No decorrer do ano passado, em comparação com 2022, o volume de contentores movimentados nos 15 maiores portos europeus diminuiu 7%, totalizando 72,3 milhões de TEU. Sines encerrou o ano com um aumento de 0,2%, atingindo 1,7 milhões de TEU, afastando-se assim de Marselha.

Na análise efetuada, Theo Notteboom destaca que Sines é um dos três portos do ranking que registaram crescimento em 2023 em comparação com 2022. Os outros dois foram Gioia Tauro e Pireu.

Além disso, o especialista realça que Sines, juntamente com Gdansk e Pireu, são os portos que mais cresceram desde 2007, com um aumento de 1010% no caso português.

No topo do ranking mantém-se o porto de Roterdão, apesar da diminuição de 7% nos movimentos em comparação homóloga. Antuérpia - Bruges manteve-se também em segundo lugar, enquanto Hamburgo permanece em terceiro, embora já a uma considerável distância.

Juntos, os três maiores portos europeus movimentaram 33,7 milhões de TEU, registando uma queda de 7%.

O porto do Pireu continua a subir no ranking e agora ocupa o quarto lugar (mas encontra-se muito afastado do terceiro posto), tendo registado um crescimento de 2%. Da mesma forma, Gioia Tauro ganhou uma posição, ocupando o 8.º lugar, graças a um crescimento de 5%.

Em ambos os casos, foram os portos espanhóis que cederam lugares: Valência e Barcelona, respectivamente.

 

Fonte: transportesenegocios.pt

Fotografia de supplychainmagazine.pt