15 Setembro 2022      10:52

Está aqui

O poder de fazer as obras em casa à sua maneira

Estamos no verão que é sinónimo de férias, de praia, de momentos de lazer e de muito tempo livre que pode ser aproveitado para fazer algo útil, como melhorar a nossa casa. Quando somos nós a fazer estes melhoramentos, estamos a poupar dinheiro que poderá ser usado, por exemplo, nas férias do próximo ano.

Existe uma infinidade de trabalhos, alguns mais simples e outros mais complexos, que podemos fazer sem a ajuda de um profissional nem do respetivo custo e não é preciso muito, apenas é necessário ter alguma disponibilidade, a vontade em aprender e alguma aptidão manual.

O porquê de ser você mesmo a fazer Bricolage

A bricolage é também conhecida por "faça você mesmo" e permite a qualquer um executar pequenas obras sem a necessidade da contratação de empresas ou “artistas” e é por isso, que o número de pessoas que optam pela bricolage é cada vez maior. O porquê de ser você a fazer estas pequenas obras são inúmeras vantagens como:

  • Uma poupança considerável de dinheiro e de tempo, já que não irá pagar pela mão de obra
  • Colocar a sua criatividade em prática para obter o resultado que pretende
  • Obter um trabalho único e personalizado que mais ninguém terá
  • Passar o tempo livre de uma forma útil e saudável
  • Proteger e promover a sustentabilidade ambiental, já que muitos dos materiais utilizados são reciclados
  • Obter o reconhecimento pelo seu trabalho de amigos e familiares que aumenta a autoestima

O que pode fazer em casa

Bricolage significa a execução de trabalhos por alguém que não é especializado, é o poder de fazer as coisas à sua maneira. Poderá à primeira vista parecer algo apenas destinado a quem já tem alguma experiência, no entanto qualquer um pode executar. Aprender como se faz é fácil, na Internet não faltam os vídeos e blogs dedicados à Bricolage. Além disso há também na televisão muitos programas de construção que explicam como se faz. Outra possibilidade é pedir dicas ou conselhos de um amigo com mais experiência em construção. Por fim é só “deitar as mãos à obra” e à sua maneira pode:

  • Consertar e reaproveitar móveis, cadeiras e mesas
  • Trocar uma torneira que pinga constantemente ou um candeeiro que já está fora de moda
  • Arranjar o chão ou substituir parte da canalização de bancas e lavatórios
  • Decorar uma ou mais divisões tornando-as mais agradáveis, atualizadas e funcionais
  • Reciclar objetos cujo destino seria o lixo e que acabam por ter uma nova vida e utilidade, como transformar uma lata num candeeiro original
  • Reutilizar peças de vestuário e acessórios de moda que já não usa.

O que fazer antes de se iniciar na Bricolage e quais os cuidados a ter

Já foram referidos os motivos e o que pode ser você a fazer em sua casa, mas antes de se iniciar na bricolage deverá começar pelos trabalhos mais simples e aos quais está mais habituado, assim o risco de desistência será menor e o resultado desejado será alcançado. Deverá aprender a utilizar com segurança as ferramentas elétricas e de corte e utilizar vestuário e acessórios de proteção como luvas, máscaras, fatos e óculos. No final dos trabalhos deve arrumar num local seguro e longe do alcance das crianças todas as ferramentas e produtos tóxicos como vernizes e os desperdícios das obras, deverão ser cuidadosamente acondicionados e depositados nos ecopontos para proteção do ambiente.

A bricolage é a liberdade de escolha que cada um de nós tem na hora de fazer as obras em casa e promove uma sociedade mais justa, onde todos têm a possibilidade de ter, por um preço acessível, uma casa com todas as condições de conforto e habitabilidade.