24 Novembro 2023      15:15

Está aqui

Meia-Maratona de Évora assinala 37 anos de UNESCO

A cidade de Évora vai receber, nos dias 25 e 26 de novembro, a meia-maratona, que irá assinalar a classificação pela UNESCO do Centro Histórico como Património Mundial.

Em comunicado, a autarquia refere que, este ano, o evento atingiu o número recorde de 4000 inscritos, e irá dividir-se entre a prova principal (21,1kms), uma competição de 10 km, corrida para as crianças e uma caminhada (5 km).

Carlos Pinto de Sá, presidente do município, destaca que “a meia de Évora é uma prova de destaque nacional que, sem esquecer a família, convida todos, dos mais velhos aos mais novos, a praticarem atividade física e desporto nas diversas distâncias”.

“Esta prova, para além de ser um dínamo local, com um sem fim de agentes envolvidos, projeta Évora além-fronteiras, não só a nível desportivo, mas também no plano turístico e económico”, acrescenta o autarca.

A grande novidade deste ano é o “Run Kids”, destinado aos mais jovens, que decorrerão no sábado à tarde, na Praça de Giraldo. Para a autarquia, esta novidade “reflete o compromisso da edilidade em promover a prática desportiva desde tenra idade e fortalecer os laços familiares”.

Além disso, no sábado de manhã, a Câmara Municipal de Évora irá realizar uma ação simbólica “em prol da sustentabilidade, desafiando uma série de entidades e figuras públicas da cidade a plantar uma árvore por cada 150 inscritos”.

Segundo a mesma fonte, ao longo dos diversos percursos de domingo, estão assegurados momentos de animação, com a presença de cerca de 30 pontos musicais.

Este ano, a logística do evento passa ainda para a Arena d’Évora, local que servirá para “a distribuição dos kits de participação” e para acolher a Feira da Prova, contando com a presença de 40 expositores de diversas áreas.

Para o vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro do desporto, Alexandre Varela, “participar na ‘Meia de Évora’ permite que os corredores descubram esta cidade, Capital Europeia da Cultura em 2027, de uma maneira única, em que os primeiros quilómetros desenrolam-se bem no coração do nosso Centro Histórico classificado pela UNESCO”.