12 Janeiro 2021      18:39

Está aqui

Investigadora abandona Reino Unido para se dedicar à cerâmica no Alentejo

Célia Macedo, a investigadora que se dedica à cerâmica no Alentejo

Célia Macedo viveu e trabalhou 12 anos como investigadora no Reino Unido, mas, em 2019, “deixou toda a sua vida e carreira para trás” e voltou a Portugal para “seguir a sua paixão e sonho” e tornar-se ceramista a tempo inteiro. Instalada em São Pedro do Corval, no Alentejo, Célia lança agora um crowdfunding na GoFundMe para poder comprar um forno novo e expandir o seu negócio.

“Mudei-me estrategicamente para São Pedro do Corval, uma aldeia em Portugal conhecida pela sua cerâmica tradicional, uma pequena aldeia com 22 olarias ativas, e onde esperava poder aprender com os melhores dos melhores”, escreve Célia no texto da sua campanha.

Célia refere que passou “quase como aprendiz de um grande mestre oleiro. O Mestre Joaquim Tavares, a quem agradecerei para sempre e que me ensinou mais do que tudo que aprendi em todos os anos de aulas de cerâmica em Inglaterra.”

“Foi só nos primeiros meses de 2020 que me senti suficientemente confiante para montar meu próprio estúdio, e, desde então, não parei de criar peças em cerâmica”, explica, frisando que o “pequeno estúdio” tem “todas as ferramentas e equipamentos básicos para a criação das minhas peças.”

Célia Macedo revela que “foi um grande investimento inicial para começar, no qual usei todas as minhas economias e comprei o que pude.” No entanto, e uma vez que “a procura está a aumentar rapidamente”, a ceramista precisa de “um forno maior para atender à procura e expandir o meu (ainda pequeno) negócio de cerâmica”, o que motiva a sua campanha de angariação de fundos.

“Neste momento, um forno maior faria uma enorme diferença no meu processo de produção! Um forno (ou mufla) é um equipamento caro, mas um que é vital em qualquer estúdio de cerâmica.”

Conheça a campanha de Célia Macedo em https://pt.gf.me/v/c/krzm/help-grow-celias-small-pottery-studio-in-portugal

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.